Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH, é tema do Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com a psicóloga Larissa de Oliveira

Psicóloga Larissa de OliveiraPsicóloga Larissa de Oliveira - Foto: Divulgação

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), doença crônica que afeta sobretudo crianças e adolescentes, tem como principais sintomas a desatenção, a inquietude, a agitação e a impulsividade.

Na adolescência, o transtorno é traduzido na dificuldade em seguir regras e aceitar limites. Já na fase adulta, é comum a falta de memória. Além disso, as disfunções decorrentes do TDAH podem ocasionar o desenvolvimento da ansiedade e da depressão.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com a psicóloga Larissa de Oliveira.

A convidada explicou a diversidade de causas que podem levar à manifestação do TDAH, além de apontar as maneiras de identificar a condição e de lidar com ela.

"Existem alguns fatores biológicos, hereditários, genéticos e ambientais - como a criança ter sofrido algum tipo abuso físico ou sexual - que podem causar um trauma que leve a algum tipo de transtorno. É importante a gente entender que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta diretamente as capacidades desenvolvimentais da criança", destacou a psicóloga.

Larissa de Oliveira listou uma série de fatores que impactam diretamente na saúde de cada pessoa, detalhando como isso pode influenciar nas fomas individualizadas de tratamento do TDAH.

"Até pela própria OMS [Organização Mundial de Saúde], a questão de saúde está implicada em vários fatores: sociais, ecológicos, espirutais, emocionais. Não existe um valor máximo de saúde, existe uma condição funcional suficiente para cada pessoa e aí o tratamento vem como essa estratégia, de dar essa condição de funcionalidade para cada sujeito", garantiu a psicóloga.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Newsletter