A verdade sobre o uso dos alimentos termogênicos

Conheça os alimentos que têm o poder de aumentar a temperatura do corpo e queimar gorduras

Banda LuminarBanda Luminar - Foto: Divulgação

Combinar a prática do exercício físico com a ingestão de termogênicos parece ser a dobradinha perfeita no processo de emagrecimento. E de fato é! Mas você já se perguntou sobre o que realmente é o trabalho de gasto calórico no corpo a partir do consumo de certos alimentos? Pois toda comida que provoca dificuldade de digestão, forçando o aumento de energia, pode ser considerado um termogênico, com a dife­rença que algumas opções são mais atuantes do que outras nessa finalidade.

Segundo o nutricionista Anderson Lopes, o gasto de caloria já acontece diariamente, independente do cardápio, com a diferença de que algumas opções aceleram essa etapa por conta de suas propriedades naturais. “É o que acontece com gengibre, canela, guaraná em pó e outros tão populares no mercado. Mas a termogênese, que é o aumento da temperatura do corpo, também surge pelo consumo de abacate, óleo de coco e proteínas magras como ovo, peito de frango e carne de patinho”, lista.

Estudos na área indicam que os termogênicos contribuem de 5% a 10% no aumento do gasto de calorias e, consequentemente, a perda de gordura, com algumas exceções que chegam a 20%, a exemplo da pimenta. O alerta fica por conta da quantidade ingerida e nos efeitos provocados em cada pessoa.

“Gestantes, hipertensos, idosos e pacientes com doenças relacionadas à tireoide precisam redobrar a atenção por conta de efeitos como insônia e taquicardia. Por isso, o consumo deve ser sempre monitorado”, reforça o nutricionista. O cuidado também vale para as ofertas distribuídas pela indústria, facilmente encontradas na versão de cápsula, sachê e pó. “Eles se valem de ingredientes conhecidos, através da extração do princípio ativo de elementos como chá verde e cafeína, numa dosagem superior ao natural”, reforça Anderson. De modo geral, a dica é procurar o acompanhamento médico para orientação sobre alimentos, horários e quantidades adequadas.

 

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