Sabores

Alimentos que desintoxicam todo dia

Especialista recomenda o uso rotineiro de ingredientes que limpam o organismo

Podemos incluir vários itens na dieta do dia a diaPodemos incluir vários itens na dieta do dia a dia - Foto: Da editoria de Arte

Muito se fala sobre a importância de realizar dietas detox em determinadas situações - férias, festas de fim de ano, bebedeira no fim de semana -com o intuito de botar para fora aquilo todas as calorias vazias adquiridas nessas extravagâncias.

Mas, de acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri&Consult, empresa parceira da rede de restaurantes Boali, a desintoxicação é uma ação rotineira do próprio organismo. Ou seja, ele consegue se livrar sozinho do que não faz bem.

Mas ela lembra que a alimentação pode contibuir com a atividade, considerando que nosso corpo vive sob estresse e é bombardeado com comida sem valor nutritivo, resumindo, é sempre bom dar uma ajuda na função "limpeza" da gente.

“A nutrição funcional utiliza os princípios da desintoxicação para ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Desta forma, nutre o corpo sem sacrifícios, aumenta a disposição, promovendo emagrecimento e ainda melhora o sistema imunológico”, explica Maria Fernanda.

Ela deixa claro também que ingredientes com potencial de desintoxicar não beneficiam somente os processos de emagrecimento. “Este tipo de dieta melhora o humor, raciocínio, memória e disposição.

Deixa a pele e os cabelos mais bonitos, ajuda no controle do apetite, aumenta a produtividade e acelera o metabolismo", destrincha a especialista. Todas essas vantagens se explicam por serem ricos em fibras e fitoquímicos (como quercetina, resveratrol, dialil, sulforafanos) que participam de processos específicos de limpeza do organismo.

Seguindo a lógica de que devemos consumir alimentos desintoxicantes diariamente, devemos procurar as fontes com maiores concentrações de substâncias de limpeza. A própria nutricionista fornece uma lista dos itens que podem entrar no cardápio diário.

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter