A-A+

Sobremesa

Aprenda a fazer um bolo cremoso de brigadeiro

Receita ensina a fazer bolo com duas camadas caprichadas de brigadeiro para comemorar o Dia das Crianças

Bolo de brigadeiroBolo de brigadeiro - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para não errar com a criançada em casa, um bolo de brigadeiro com textura cremosa é capaz de pausar qualquer brincadeira no meio do dia. A dica da Delikata é chamar a atenção dos pequenos com uma apresentação que exagera no chocolate. 

 



Receita
Bolo de brigadeiro
(Pela Delikata. Fone: 3038.0606. Instagram: @delikata)

Ingredientes da massa

4 ovos

2 xícaras de açúcar

1 xícara de óleo de milho

2 xícaras de trigo 

1 xícara de chocolate 50% cacau

1 xícara de água morna

1 colher de sopa de fermento

Preparo do bolo

Em uma batedeira, adicione o açúcar, o óleo, os ovos e bata até ficar cremoso. Adicione o trigo, o chocolate e a água morna. Bata até homogeneizar. Por último, adicione o fermento e misture um pouco na própria batedeira até incorporar. Asse numa forma untada em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 min. Se quiser rechear de forma mais prática, pode cobrir a forma do bolo já frio com plástico filme e colocar para esfriar na geladeira e tirar somente quando for usá-lo.

Ingredientes do recheio
 

395g (1 lata ou caixa) de leite condensado

200g de creme de leite

3 colheres de chocolate em pó 50% de cacau

1 colher de margarina (pode ser com sal)

Preparo do recheio
Unte uma travessa com a margarina para colocar o recheio ao sair do fogo. Numa panela (de preferência com fundo grosso) coloque todos os ingredientes. Mexa para dissolver um pouco antes de ir ao fogo. leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Não esqueça de passar a colher ou espátula nas bordas da panela para não queimar. após ferver (começar a borbulhar) mexa por aproximadamente mais 10 min até ficar com uma consistência cremosa. Retire a panela do fogo e coloque a massa do brigadeiro em cima da travessa untada. Deixe esfriar.

Calda para molhar o bolo
Coloque uma xícara de água com ½ xícara de açúcar no fogo e deixe ferver até formar uma calda caramelizada bem leve. Você pode usar uma bisnaga para umedecer o bolo.

Montagem
Você pode montar o bolo da forma que preferir.  A dica são duas camadas de recheio e uma camada de cobertura. Decore com brigadeiros coloridos no topo e um mix de confeitos coloridos na lateral.

Veja também

Dia do Macarrão: aprenda a fazer o tradicional molho pesto
Receita

Dia do Macarrão: aprenda a fazer o tradicional molho pesto

Essencial, feijão é alimento rico em proteína, carboidrato e fibra
Saúde

Essencial, feijão é alimento rico em proteína, carboidrato e fibra