Receita

Aprenda a fazer um linguine com camarão para servir no Dia das Mães

Receita leva em conta a fartura típica de uma mesa em família

Linguine em porção generosa para a famíliaLinguine em porção generosa para a família - Foto: Arthur Mota /Folha de Pernambuco

A mesa do Dia das Mães remete à afeto e partilha. É prato de porções generosas, que atende a família sem deixar de lado o tempero com gostinho de casa. Para este segundo domingo de maio, a memória gastrô não será diferente. Para te dar uma forcinha, a chef Adriana Belo sugere uma das suas receitas regadas a boas recordações.


Camarão com pera e amêndoas
(Maricota Cozinha. Fone: 3227.3974)

 
 
 

INGREDIENTES

40 a 50 unidades de camarões 
250g de queijo gorgonzola 
100g de queijo parmesão 
250ml de creme de leite (de preferência, fresco)
1 pera cortada em lâminas finas 
Sal a gosto 
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa rasas de azeite extra virgem 
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de vinho branco (opcional)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara
80g de amêndoa fatiada 
1 pacote de linguine grano duro 
1 folha de papel manteiga 

MODO DE PREPARO

Coloque as lâminas de pera em uma travessa de forno forrada com papel manteiga e salpique-as com açúcar mascavo. Coloque no forno preaquecido a 200 graus até que estejam crocantes. Enquanto isso, doure as lascas de amêndoas em uma frigideira a fogo médio e reserve-as para decorar no final. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto. Leve para uma frigideira a fogo médio (se preferir, utilize uma panela de fundo grande). Quando aquecer, regue com o azeite (2 colheres de sopa). Adicione os camarões e deixe dourar por, em média, 1 minuto de cada lado. Obs: é bem rápido. Se cozinhar muito, os camarões podem ficar borrachudos ou duro. Reserve os camarões.

Em uma panela grande, adicione 3 litros de água e 1 colher de sopa e 1/2 de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar, observando para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa panela em fogo baixo, coloque a manteiga e acrescente o gorgonzola já cortadinho e amasse-o com um garfo. Coloque metade do creme de leite e misture bem. Acrescente o parmesão e misture até dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o restante do creme de leite e misture. Tempere com pimenta-do-reino, vinho branco (opcional) e, se precisar, sal. Coloque o molho de queijo gorgonzola na panela com os camarões, inclusive com a manteiga do camarão e misture delicadamente.

FINALIZAÇÃO 
Disponha o linguine numa travessa grande e coloque o molho de gorgonzola com os camarões por cima. Decore com as lâminas de pera e amêndoas crocantes e sirva ainda quente

Rendimento: 4 pessoas

Veja também

Rede inspirada na gastronomia italiana chega ao Recife
Inauguração

Rede inspirada na gastronomia italiana chega ao Recife

Aprenda a preparar um bolo de milho cremoso light
Receita

Aprenda a preparar um bolo de milho cremoso light