Aprenda a fazer um rosbife de restaurante em casa

Típico do Reino Unido, prato pode ser preparado com ingredientes simples

Polvilhe o rosbife com a mistura de especiarias e espalhe com as mãos para temperarPolvilhe o rosbife com a mistura de especiarias e espalhe com as mãos para temperar - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Passado o período da Quaresma, quando católicos abrem mão de comer carne vermelha, muita gente procura por receitas simples e rápidas para voltar a apreciar a proteína. Como dica, a chef Jace Sousa compartilha receita de um clássico rosbife, prato de carne bovina típico da culinária do Reino Unido, que pode ganhar contexto de restaurante dentro de casa. Com ingredientes fáceis de encontrar, o tradicional prato entra como boa pedida para o primeiro final de semana depois do período de jejum.

Leia também:
Receita: aprenda a fazer uma torta vegana
Receita de pão italiano recheado

Rosbife de filé
(Pela chef Jace Sousa, do Restaurante Mingus. Informações: 3465.4000. Instagram:@restaurantemingus)

Ingredientes

1 peça de filé mignon de cerca de 800 g
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de sementes coentro
½ colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de páprica
1 e ½ colher (chá) de sal

 

Modo de preparo
Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos antes do preparo. Caso a peça esteja com a capa de gordura, com uma faca, corte bem rente à carne, mantendo o formato da peça.

No pilão, coloque as sementes de coentro, os grãos de pimenta-do-reino e bata bem para moer. Junte a páprica, o sal e misture.

Sobre a tábua, regue o rosbife com 1 colher (sopa) de azeite e polvilhe com a mistura de especiarias. Espalhe com as mãos para temperar bem toda a superfície da carne.

Leve ao fogo médio uma sautese grande para aquecer. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e disponha a peça de filé temperada. Deixe por cerca de 5 minutos até dourar e vá virando a peça para dourar todos os lados por igual, inclusive as pontas. No total, a carne leva cerca de 30 minutos para ficar no ponto (bem dourada por fora e vermelha no centro). Para verificar o ponto, espete a carne com uma faquinha ou palito de churrasco, o líquido deve sair levemente rosado.

Transfira o rosbife para uma assadeira, cubra com papel filme e deixe descansar por cerca de 10 min. Assim que a peça de rosbife estiver morna, embale com filme bem justo para modelar e leve para a geladeira. Deixe por, no mínimo, 1 hora para firmar - assim fica mais fácil de fatiar. Se preferir, você pode preparar o rosbife no dia anterior e fatiar na hora de servir.

Acompanhamento
Salada de feijão

Ingredientes
100g de mix de feijões
10g de cebola roxa
2g de salsa
5g de manteiga
30g de tomate cereja
Meio molho de rúcula
Lascas de queijo grana padano

Modo de preparo

Em uma sautese aquecida, coloque manteiga e cebola, salteando até dar uma murchada. Acrescente o feijão, temperado com sal e pimenta. Coloque tomate cereja e salteie mais um pouco.

Em uma tigela, coloque as rúculas e em seguida o feijão e o molho. Monte em um prato e arrume o rosbife e as lascas de queijo

Veja também

Tapioca florida é receita fácil para sair do comum
Receita

Tapioca florida é receita fácil para sair do comum

Aos 74 anos, morre Seu Yoshi, do Sushi Yoshi. Um chef que ensinou técnica e otimismo na gastronomia
Luto

Aos 74 anos, morre Seu Yoshi, do Sushi Yoshi- um chef que ensinou técnica e otimismo