As estrelas Michelin de 2018 foram para...

Mais importante classificação de restaurantes do mundo anunciou as casas nacionais

Atala, Bronze e Ralston comemoram as duas estrelasAtala, Bronze e Ralston comemoram as duas estrelas - Foto: Divulgação

E eis que um dos momentos mais aguardados pelos profissionais de gastronomia em solo nacional aconteceu no último dia 7, em São Paulo, quando a cúpula do Guia Michelin lançou a publicação Rio de Janeiro e São Paulo e junto com a publicação, o anúncio das estrelas.

Este ano, o Oro, restaurante carioca do chef Felipe Bronze, focado em gastronomia experimental com ingredientes brasileiros, levou a segunda estrela, enquanto em São Paulo conquista sua segunda estrela o falado Tuju também foi premiado com duas estrelas.

A casa, do chef Ivan Ralston, tem sua identidade calcada na pesquisa de ingredientes brasileiros e na descoberta de fornecedores que valorizam produtos e técnicas tradicionais. O D.O.M de Alex Atala manteve as duas estrelas que já carregava.

NOVATOS
Dois paulistanos estrearam na classificação, conquistando uma estrela cada, no Michelin Rio de Janeiro & São Paulo. Já o Ryo Gastronomia, especializado em kaiseki-ryori - um menu de pequenas porções com produtos locais e sazonais, de acordo com as estações do ano -, ou seja, oferece uma experiência exclusiva no País.

O outro é o Tangará Jean-Georges, no Palácio Tangará. Pilotado pelo francês Jean-Georges Vongerichten, a casa comandada pelos chefs Pascal Valero e Felipe Rodrigues, tem moderna cozinha internacional.

Na categoria Bib Gourmand, que ranqueia estabelecimentos por excelente relação qualidade-preço,ingressaram o Fitó, Piccolo, Petí Panamericana e e Bio, nova casa de Alex Atala.

Segundo Michael Ellis, diretor internacional dos guias Michelin, "a seleção de 2018 reforça o potencial das duas cidades de se tornarem destinos gastronômicos internacionais, onde chefs locais e estrangeiros oferecem, cada vez mais, aos clientes a oportunidade de experimentar uma experiência culinária única e de alta qualidade".

Ao todo são 19 estrelados e 33 casas Bib Gourmand. A lista completa da versão brasileira da cobiçada classificação por estrelas fica no site.

Veja também

Dois brasileiros estão em lista '50 Best' de jovens que transformam a gastronomia
Sabores

Dois brasileiros estão em lista '50 Best' de jovens que transformam a gastronomia

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico
Saúde

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico