BKB e RecBier são novos bares na ZS

Café-bar-escola e bar de cerveja são novos pontos etílicos de Boa Viagem

Cardápio do BKB foi pensado para harmonizar com brejas e drinquesCardápio do BKB foi pensado para harmonizar com brejas e drinques - Foto: Ed Machado

O mês de junho foi fértil para os empreendimentos voltados a bebidas. E a Zona Sul foi quem saiu ganhando. Há aproximadamente duas semanas, a região viu dois estabelecimentos abrirem as portas e, ambos, completamente focados em cerveja e outras bebidinhas.

O BKB, de forma explicadinha, é o Babylon Kaffe Bar, uma parceria da cervejaria pernambucana Babylon com o Kaffe Torrefação e Treinamento, de Lidiane Santos e Eudes Santana, sendo o primeiro café-bar-escola do Estado. Isso quer dizer que o bar é também uma plataforma de profissionalização em várias áreas afins, como mixologia, café e enologia.

"Buscamos ser um centro de referência de formação e capacitação. Queremos qualificar o conhecimento e a cultura das pessoas que vivem a gastronomia. Ser um espaço de criação e inovação gastronômica, com muita qualidade. Por isso a parceria com instituições de ensino e profissionalização", explica o beer sommelier Edson Freitas, da Babylon.

A carta de cervejas é protagonista absoluta, com os rótulos da dona do espaço, mas divide atenção com os drinques e o menu de petiscos, que sempre serão modificados. Inicialmente, o chef César Santos assina as comidinhas. Já no cronograma de cursos, introdução aos coquetéis, história da cachaça, introdução ao vinho, introdução à cerveja e formação de baristas. Os alunos irão colocar em prática o conhecimento adquirido junto aos clientes que forem ao bar.

Leia também
Cerveja pernambucana monta arena open bar para jogos do Brasil na Copa


Tap
O nome já diz a que veio: ser um bar especializado em cervejas. Para tanto, os sócios Marcelo Caldas e Lucas Santos optaram por criar atrativos, além das próprias brejas, para provocar a atenção da clientela. O espaço cozinha cervejeira, na verdade, é o lugar onde se faz a cerveja da casa fica visível ao público, que pode acompanhar as etapas da produção.

O RecBier (sim, a palavra é uma junção de Recife com cerveja) conta com a dupla Renato Santos e Roberta Cabral no comando da equipe etílica. Ele é mestre cervejeiro, ela é sommelière profissional e assina toda a harmonização com o cardápio de petiscos da casa.

E quando o assunto é cerveja, vale destacar que o bar tem 10 taps de chope artesanal, dois deles com chopes de fabricação do próprio grupo - as marcas Roots e Oblipa, e os demais taps com parceiros regionais, como Capunga, Navegantes e Debron, além de rótulos brasileiros e estrangeiros.

Se sua praia for coquetelaria, duas sugestões: o risoflora, com gin, suco de laranja e cerveja APA e o cumbia da praia, preparado com uísque, mel, suco de limão e cerveja weiss.

A decoração é atração à parte. Tudo remete a uma fábrica cervejeira. As luminárias são as mesas usadas em fábricas, o piso de cimento queimado e a estrutura metálica da casa remetem a um ambiente fabril. Em breve, o bar vai oferecer serviço de degustações guiadas pela equipe do bar, explorando as nuances gustativas dos diversos estilos de cerveja.

SERVIÇO
BKB Babylon Kaffe Bar - Rua Capitão Rebelinho, 735, Pina. Instagram: @bkbrecife
Recbier Brew Pub - Avenida Domingos Ferreira, 1139, Boa Viagem. Informações: 3128.1232

Veja também

Ju Lima é a sexta eliminada do programa Mestre do Sabor
Reality

Ju Lima é a sexta eliminada do programa Mestre do Sabor

Concurso nacional de espumantes será em outubro
Vinho

Concurso nacional de espumantes será em outubro