Saúde

Boa alimentação fortalece a saúde dos olhos

Conheça nutrientes capazes de prevenir doenças como a catarata

Salmão é ingrediente rico em omega 3, um nutriente capaz de combater os radicais livresSalmão é ingrediente rico em omega 3, um nutriente capaz de combater os radicais livres - Foto: Ed Machado

Óculos e colírio não são os únicos remédios acessíveis ao tratamento e prevenção de doenças oculares. A saúde dos olhos pode ser levada em conta a partir da alimentação equilibrada com carboidratos, proteínas, gorduras boas, sais minerais e água, muita água. Nesse cardápio estão nutrientes necessários para evitar problemas comuns, como o ressecamento, e até algo mais grave, a exemplo da catarata.

Para isso, saiba que alimentos ricos em vitamina A, C, E, luteína, zeaxantina, zinco e ômega-3 devem ser prioridade. Leia-se uma ingestão adequada de carnes, peixes, ovos, leite, frutas cítricas, óleos vegetais, castanhas, grãos integrais e outros itens fáceis de encontrar na feira. Isso inclui, ainda, os vegetais de folhas verdes. De acordo com a nutricionista especialista em emagrecimento saudável, Larissa Branco, é essencial consumir antioxidantes porque eles vão proteger contra os radicais livres, retardando o envelhecimento do cristalino e prevenindo a cegueira noturna. 
 



“Para retardar a degeneração macular, que é  parte central da retina, vale o consumo de ômega 3, porque o olho é composto por gordura e é preciso essa ingesta de gorduras boas até para a lubrificação da retina. E isso inclui Peixes e oleaginosas”, completa a especialista. A quantidade de consumo recomendada desse nutriente é de 3g por dia. Já a vitamina C fica em torno de 100g diariamente. “ Por outro lado. os alimentos prejudiciais são aqueles que fazem mal ao corpo como um todo, como o excesso de sal, gordura trans, gordura saturada, doces e carboidratos refinados, pois aumentam o risco de hipertensão, diabetes e tudo isso reflete na saúde ocular”, aponta Larissa Branco.


Cardápio
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, eles são fonte de luteína e zeaxantina, relacionadas à vitamina A e ao betacaroteno. “Estes nutrientes ajudam a proteger os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar e reduzir o risco de alterações visuais relacionadas ao envelhecimento. Entre os vegetais de folhas verde-escuras estão couve, nabo, espinafre, e brócolis”, sugere.

Outros alimentos ricos em luteína e zeaxantina são ervilha, kiwi, uvas vermelhas, abóbora, laranja, milho, manga e melão. Mas antes de sair comendo tais ingredientes de qualquer jeito, saiba que é preciso consumi-las com um pouco de gordura, por isso acrescente um fio de azeite ou algumas fatias de abacate na ingestão, ainda de acordo com a especialista. 

Também na lista a batata-doce, por ser fonte de betacaroteno. O organismo converte essa substância em vitamina A, que um nutriente capaz de prevenir olhos secos, cegueira noturna e infecções oculares. “Outras fontes de betacaroteno são alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, manga e gema de ovo. Assim como à luteína e zeaxantina, o betacaroteno e a vitamina A também são melhor absorvidos quando ingeridos com um pouco de gordura saudável”, reforça Stavro. 

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter