inovação

Brasileira cria opção 100% vegetal do ovo de galinha

O produto passa por estudos para a utilização futura na confeitaria e panificação

Ovo vegetal líquidoOvo vegetal líquido - Foto: Divulgação

Tem gosto, textura e aroma de ovo de galinha, mas não é. Uma brasileira, residente em Portugal, desenvolveu o ovo vegetal líquido, produzido 100% com extratos vegetais e sem uso de conservantes.

Nascida em Tocantins, a cientista e empresária Mayla Araújo, sócia da Plantalicious, empresa focada no desenvolvimento de produtos plant-based (à base de plantas), aposta no mercado vegano e de pessoas com restrições alimentares. 

Com diferentes possibilidades de uso gastronômico, como o preparo mexido e de omeletes, por exemplo, o produto, que será lançado em Portugal no segundo semestre deste ano, passa por estudos para a utilização futura na confeitaria e panificação.

A criação, segundo a brasileira, está alinhada com a visão de produção industrial mais sustentável e as necessidades de consumo do mercado vegano a nível mundial. 
 

Cientista e empresária Mayla Araújo. Foto: Divulgação

“Após pesquisas de mercado, percebemos que existia uma lacuna no mercado português. Vegetarianos, veganos, flexitarianos ou mesmo pessoas com alergias a ovo, não tinham opções no mercado. Buscamos criar um produto próximo ao ovo da galinha e atraente a todos os paladares”, pontuou Mayla Araújo, que é mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Lisboa.

O desenvolvimento do “ovo vegetal" foi realizado em conjunto com o bioquímico português Daniel Abegão. Segundo ele, a princípio, o produto será comercializado congelado, podendo ser mantido nessa condição entre nove e 12 meses
 

Ovo vegetal líquido. Foto: Divulgação

“Criamos um bom produto, que mimetiza o ovo de galinha, é tecnicamente correto e saudável. Optamos pelo feijão de soja, como base do nosso produto, pois é um superalimento rico em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, além de ser rico em proteína de alta qualidade”, destacou Daniel.

Veja também

Como fazer feijão? Veja dicas de preparo e faça em casa uma receita básica
FEIJÃO

Como fazer feijão? Veja dicas de preparo e faça em casa uma receita básica

Argentina: Restaurante Mishiguene, do chef Tomás Kalika, chega aos 10 anos em Buenos Aires
ARGENTINA

Argentina: Restaurante Mishiguene, do chef Tomás Kalika, chega aos 10 anos em Buenos Aires

Newsletter