inovação

Brasileira cria opção 100% vegetal do ovo de galinha

O produto passa por estudos para a utilização futura na confeitaria e panificação

Ovo vegetal líquidoOvo vegetal líquido - Foto: Divulgação

Tem gosto, textura e aroma de ovo de galinha, mas não é. Uma brasileira, residente em Portugal, desenvolveu o ovo vegetal líquido, produzido 100% com extratos vegetais e sem uso de conservantes.

Nascida em Tocantins, a cientista e empresária Mayla Araújo, sócia da Plantalicious, empresa focada no desenvolvimento de produtos plant-based (à base de plantas), aposta no mercado vegano e de pessoas com restrições alimentares. 

Com diferentes possibilidades de uso gastronômico, como o preparo mexido e de omeletes, por exemplo, o produto, que será lançado em Portugal no segundo semestre deste ano, passa por estudos para a utilização futura na confeitaria e panificação.

A criação, segundo a brasileira, está alinhada com a visão de produção industrial mais sustentável e as necessidades de consumo do mercado vegano a nível mundial. 
 

Cientista e empresária Mayla Araújo. Foto: Divulgação

“Após pesquisas de mercado, percebemos que existia uma lacuna no mercado português. Vegetarianos, veganos, flexitarianos ou mesmo pessoas com alergias a ovo, não tinham opções no mercado. Buscamos criar um produto próximo ao ovo da galinha e atraente a todos os paladares”, pontuou Mayla Araújo, que é mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Lisboa.

O desenvolvimento do “ovo vegetal" foi realizado em conjunto com o bioquímico português Daniel Abegão. Segundo ele, a princípio, o produto será comercializado congelado, podendo ser mantido nessa condição entre nove e 12 meses
 

Ovo vegetal líquido. Foto: Divulgação

“Criamos um bom produto, que mimetiza o ovo de galinha, é tecnicamente correto e saudável. Optamos pelo feijão de soja, como base do nosso produto, pois é um superalimento rico em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, além de ser rico em proteína de alta qualidade”, destacou Daniel.

Veja também

Wines of Portugal promove Road Show com degustações de vinhos portugueses
Sabores

Wines of Portugal promove Road Show com degustações de vinhos portugueses

Dia dos Pais: aprenda a fazer pavê de sonho de valsa
Receita

Dia dos Pais: aprenda a fazer um delicioso pavê de sonho de valsa e surpreenda nesta data