Gastronomia

Carne suína pode ser a estrela de um bom churrasco

Especialistas dão dicas de como economizar no churrasco com opções que vão além da picanha

Chef Abdo Vila Nova sugere a carne suína no churrascoChef Abdo Vila Nova sugere a carne suína no churrasco - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A alta no preço dos alimentos colocou um prazer gastronômico na berlinda. O churrasco, no seu modelo nacional mais cobiçado, utiliza carnes suculentas e de alto padrão, suando sobre uma grelha em brasa, anunciando deleite e fartura. Nesse momento, a picanha importada é de lei. No entanto, a boa combinação entre proteína, fogo e carvão pode ir além de insumos caros neste momento e proporcionar uma experiência de fim de semana tão saborosa quanto nos moldes convencionais.

 

Amplie o cardápio

Mestres churrasqueiros são unânimes em dizer que o primeiro passo é fazer um planejamento. Quantas pessoas estão em casa? Haverá acompanhamento no prato? Respondidas essas questões, a dica básica vai desde evitar mexer no carvão o tempo todo - fazendo ele queimar mais rápido - e, finalmente, pensar fora da caixa quando o assunto é proteína. Não precisa excluir picanha e maminha de vez, mas que tal diminuir essa quantidade e investir em outros cortes?

Eis que surge uma nova protagonista: a carne suína! Segundo o chef e empresário Abdo Vila Nova, o produto sempre fez parte do churrasco nos processos de embutidos, como a linguiça, mas agora ele se torna evidente pela desmistificação cultural sobre segurança alimentar. “Isso acontece pelo esclarecimento e maior acessibilidade ao ingrediente. Inclusive, grandes frigoríficos estão introduzindo opções além das famosas costelinha e bisteca, para cortes que víamos apenas na carne bovina, como picanha, alcatra, filé mignon suíno, prime rib e chorizo”, explica.

O derivado do porco tem uma carne que permite um marinado mais potente, ressaltando o sabor através de um bom tempero. “Mesmo com o receio cultural de servi-lo bem passado, o ponto ideal fica entre 66 a 68 graus no interior do corte, dando suculência e extração de alto sabor. Não à toa, em 2021 a pedida cresceu 11% na mesa do brasileiro”, completa Abdo, lembrando que vale calcular o consumo médio de  550g de carne por pessoa, em que 35% deste percentual é contemplado de cortes de introdução, como frango, coração, linguiça e costelinha barbecue.

Uso da carne branca

De acordo com Mauro Alencar, da Charcutaria Alencar, a mudança de mercado levou sua produção artesanal de carnes e embutidos defumados a mudar de rota. Leia-se novos itens a preços acessíveis. “Se a gente for analisar o cenário, ao mesmo tempo em que alguns insumos ficaram impraticáveis, houve a valorização da carne Angus e o interesse por cortes especiais, como o prime rib, mostrando que a cutelaria se aprimorou muito no Brasil”, aponta.

Alguns vegetais também podem incrementar a refeiçãoAlguns vegetais também podem ir à brasa (Foto: Julia M Camerom/Pixabay)

  
O brasileiro é um curioso no assunto e ele está descobrindo novos preparos. “A asa de frango e até mesmo a coxinha da asa têm carne e boa textura para um churrasco. Você também pode pegar a parte do peito, dar um corte mais grosso, temperar e colocar na grelha”, conclui Mauro. Para ele, o pulo do gato nessas alternativas é saber criar sabor, deixando o item temperado de um dia para o outro, em um pote fechado na geladeira. “Assim, as fibras se desmancham mais facilmente”, garante. Uma opção é utilizar a carne de sol da chã de dentro, que pode ir na brasa embebida por manteiga de garrafa.

Criatividade na brasa

Os acompanhamentos também podem ser alavancados no cardápio. Significa que os vegetais, usados como meros acompanhamentos, ganham status merecido de proteína vegetal. A abobrinha, por exemplo, pode ser cortada em rodelas, receber óleo e sal e ficar na grelha até dourar. Os argentinos adoram utilizar pimentões, já os europeus sempre aproveitam a batata, enquanto o brasileiro não dispensa o dulçor da cebola.

Além de acompanhamentos como arroz, maionese, pão de alho, farofa e salada, uma das formas de fazer o churrasco render mais é preparar espetinhos. Segundo o churrasqueiro José Almiro, do Churrasqueadas, vale separar 2kg de carne, divididos em 500g de bovino, 500g de suíno, 500g de frango e 500g de linguiça. Essa combinação deve ser dividida em pequenos pedaços no espeto, incrementadas com cebola e tomate.

Serviço:

Abdo Vila Nova (Instagram)
Spetts Boa Viagem (Instagram): fotos da carne suína 

Charcutaria Alencar (Instagram)
Churrasqueadas (Instagram)

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter