Sabores

Casa do Porco entre os 50

Restaurante de cozinha brasileira especializado em porco é um dos melhores do mundo

Euzinha na Casa do Porco, no último mês de maio, oinc!Euzinha na Casa do Porco, no último mês de maio, oinc! - Foto: Mariana Lins/Cortesia

Mesmo sabendo que todo ranking é injusto, sempre fico feliz quando quando vejo restaurantes que gosto bem posicionados. No último dia 25, foi divulgada, em um mega evento em Singapura, a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, famosa eleição bancada pela San Pellegrino.

Em meio a algumas polêmicas, como a comentada queda do D.O.M, de Alex Atala, agora em 54º, fiquei satisfeita em ver um projeto como a Casa do Porco arrematar a 39ª colocação, pois listas como essa se dedicam a classificar casas de extrema elite - entenda aqui como muito caras, portanto acessíveis a poucos, sofisticadas e cuja gastronomia nem sempre é unanimidade: muitos desses restaurantes oferecem pesquisa e técnica, mas entregam pouco sabor no prato. É tudo o que a Casa desbanca: tem um cozinheiro extremamente competente, comida gostosa desenvolvida com técnica e preço bom.

Não é o caso dos hors-concours Eleven Madison Park (Nova York), El Celler de Can Roca (Girona) e Osteria Francescana (Modena), que foram retirados da competição por serem bicampeões no 50Best, e entraram na nova classificação “Best of The Best”.

Posso dizer que tanto o Eleven quanto o El Celler são experiências impressionantes e valem cada dólar e euro investidos. Fui aos dois e merecem toda a reverência. Em tempo. O número 1 de 2019 foi o veterano Mirazur, em Menton, na França, pilotado pelo argentino Marco Colagreco.

AGENDA CHEIA 1
Vivendo a provável melhor fase da carreira, André Saburó tem se dividido entre os seus negócios no Recife e participações em eventos de peso em outros estados. Em julho, é convidado de Bella Masano para o jantar de 25 anos do restaurante Amadeu, em São Paulo.

AGENDA CHEIA 2
Ainda segue para Curitiba, junto com Joca Pontes (Ponte Nova), para jantar a seis mãos no Hai Yo, ciceroneado pelo chef da casa, Kazuo Harada. Em setembro, volta a São Paulo para o Sukiyaki do Bem, promovido pela ceramista Hideko Honma.

YAGUARA RECEBE 1
A próxima edição da experiência “Yaguara Recebe” será no dia 14 de julho, quando a família Peebles, produtora do café Yaguara, em Taquaritinga do Norte, abre a fazenda para a cozinha da experiente Gi Nacarato.

YAGUARA RECEBE 2
Além do almoção ao ar livre, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a propriedade. Os cobiçados embutidos de porco produzidos pela família também serão servidos. Informações: [email protected].

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter