A-A+

Livro

Casa Estação da Luz abre programação com livro "Nordeste Identidade Comestível"

Sessão de autógrafos com o autor Bruno Albertim acontece sábado (16), a partir das 16h

Livro Nordeste - Identidade ComestívelLivro Nordeste - Identidade Comestível - Foto: Divulgação

O projeto de pesquisa do antropólogo e jornalista Bruno Albertim, sobre a identidade gastronômica do Nordeste, abre os trabalhos do projeto "Papo com o Autor", sábado (16), na Casa Estação da Luz, em Olinda. Com entrada gratuira, a galeria de artes visuais sedia a sessão de autógrafos entre 16h e 20h.

 

A obra foi lançada oficialmente no último dia 3 de outubro, na Biena Internacional do Livro, e agora ganha mais um espaço em meio a exposição inaugural do lugar.  

Durante dois anos, Bruno Albertim percorreu o Nordeste além de suas imagens mais óbvias. Ou melhor, os muitos Nordestes que se pode encontrar na região. A serviço do Museu do Homem do Nordeste, sob a orientação da então diretora do museu e doutora em antropologia Ciema Melo e Silva, da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, empreendeu a pesquisa Etnogastronomia do Nordeste.

Entre idas e vindas por grandes e minúsculas cidades, litorais, agrestes e sertões, Albertim elaborou cerca de 5OO páginas de narrativas antropológicas sobre a relação da comida com a identidade ­- ou melhor, as identidades da região.  Agora, numa edição ousada, robusta, Nordeste - Identidade Comestível vira livro sob edição primorosa da Editora Massangana, da Fundaj. Amparado nas imagens de campo do fotógrafo e também antropólogo Emiliano Dantas, além de acervos representativos, uma edição em dois volumes em que as identidades do Nordeste podem ser conhecidas pelo ângulo especial da mesa - uma outra possibilidade de interpretação do conceito de região.

Serviço: 
Sábado, 16/1O 
Rua Prudente de Morais, 313,  Carmo – Olinda

Veja também

No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão; saiba mais sobre o alimento
Pães

No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão; saiba mais sobre o alimento

Países que reabriram fronteira para brasileiros possuem grandes atrativos culinários
Gastronomia

Países que reabriram fronteira para brasileiros possuem grandes atrativos culinários