Saúde

Ceia com ingredientes funcionais e nutritivos? É possível!

Com a escolha certa de ingredientes é possível diminuir as calorias do cardápio natalino. Saiba como

Com tanta opção, o hábito de querer comer tudo de uma vez prejudica o processo digestivoCom tanta opção, o hábito de querer comer tudo de uma vez prejudica o processo digestivo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Embora seja comum dar um tempo na dieta no mês de dezembro, algumas substituições à mesa podem ajudar a não fazer deste período um excesso calórico. E nem pense em receitas caras, mirabolantes e nada parecidas com a época natalina. A recomendação dos nutricionistas é para que o prazer gastronômico seja mantido, mas que não extrapole os limites. Até, porque, vida saudável não segue data em calendário.   


Na prática, significa que temperos industrializados, alimentos processados e ingredientes gordurosos já não fazem parte da rotina de quem adquiriu consciência alimentar. Sendo assim, por que consumir tudo isso, de novo, durante as festividades? Considerando as regras do Guia Alimentar, a preferência deve ser para castanhas, nozes e frutas. De olho na combinação certa, é possível criar preparações culinárias com lentilha, bolo de maçã, peru assado, salada de folhas cruas, purê de batata e peixe ao molho de legumes.


Para a nutricionista Larissa Branco, vale deixar claro que, ao invés de querer comer tudo de uma vez, quando se vê tanta opção na mesa, melhor escolher um pouco de cada item, sem pressa ou preocupação. “A gente pode manter o salpicão e, no lugar da maionese, colocar o iogurte natural desnatado, que, além de ter menos gordura, tem nutrientes”, sugere a especialista. Em relação às carnes tradicionais para a data, a melhor opção é o peru, se comparado com o tender, o chester ou o lombo suíno. 


“De acompanhamento, no lugar do arroz comum parboilizado, incluir o integral com castanhas ou usar quinoa”, reforça. Outra tentação de todos os anos é a sobremesa. Ainda segundo Larissa, a rabanada pode ganhar uma versão mais leve. “No lugar de consumir ela frita, fazer no forno. Ou sugerir opções mais leves à base de frutas, como saladas e mousses”.


No quesito petisco, o alerta vai para a quantidade de fritura. No lugar desses itens que costumam vir carregados de óleo, que tal chips de macaxeira assado no forno ou uma pasta de grão-de-bico? A lista também pode ter um creme de ricota para usar como patê. “E, em relação à bebida alcoólica. lembrar sempre de aumentar a ingestão de água”, completa a nutricionista.

Veja também

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro
Páscoa

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional
Sabores

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional

Newsletter