Chefs prestam homenagens ao Dia do Cozinheiro

No dia 10 de maio, cozinheiros do Brasil comemoram a data que exalta a importância de sua atuação na gastronomia

Cozinheiro em açãoCozinheiro em ação - Foto: Ed Machado/Arquivo FolhaPE

Ser chef de cozinha é o sonho de muita gente por aí afora. Mas antes desse profissional comandar equipes de bares e restaurantes de todas as partes, ele exerce a importante função de executar diretamente os pratos listados em um cardápio. Figura indispensável que, nesta quinta-feira (10), comemora o Dia Nacional do Cozinheiro.

A data não tem origem certa, mas surgiu para exaltar esse tipo de mão de obra que, desde 2005, através de um decreto de lei, tem sua atuação regularizada no Brasil. Razão para as instituições de ensino oferecerem cursos de qualificação profissional específicas na área de Gastronomia. “Chef de Cozinha é um cargo, você ora está, ora não está. E comida é sobre transformar ingrediente em coisa boa, gostosa. Eu tive a felicidade de passar por restaurantes que me ensinaram a importância disso”, reforça o chef Danillo Coêlho, que em sua trajetória passou pro lugares como Mocotó e Maní, em São Paulo.

Já para o chef Claudemir Barros, com expertise na culinária francesa, e hoje presente nos dos restaurantes Ça Vá e Toscana Trattoria, “o cozinheiro é o mantenedor da cultura culinária da nação”. Uma figura essencial, que “usa técnicas de cozimento que transformem um simples alimento em prazer, vontade e desejo”, de acordo com o chef-consultor Thiago Rangel.

Leia também:
O francês mais carioca da gastronomia
A gastronomia e as suas várias faces
Quintal Clandestino une música e gastronomia

Veja também

Restaurante especializado em carnes abre no Shopping Tacaruna
Inauguração

Restaurante especializado em carnes abre no Tacaruna

'Garimpeiro do Sabor': Chef João Diamante estreia programa gastronômico
Tv fechada

'Garimpeiro do Sabor': Chef João Diamante estreia programa gastronômico