Comida crua é mais saudável?

Quem segue a dieta dos alimentos in natura acredita que, longe do cozimento, os ingredientes fornecem maior aporte nutricional

Raw foodRaw food - Foto: Arte/FolhaPE

Comer uma salada fresca ou tomar um copo de suco natural é pedida saudável que concentra bons níveis de água e nutrientes. Esses alimentos, quando consumidos crus, oferecem mais benefícios ao corpo, se comparado ao seu estágio frito ou cozido, que provoca a perda dos níveis de vitaminas e minerais dos ingredientes. Pelo menos essa é a principal defesa de quem segue a dieta baseada na raw food, livremente traduzida como comida viva.

O termo surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, mas nunca saiu de moda. Pelo contrário. Com a saudabilidade batendo sempre à porta, o discurso da boa alimentação reforçou para os dias atuais o fato de que a comida, quando cozida, fervida ou enlatada perde enzimas, vitaminas, fibras e minerais. “Assim, o alimento cru baseia-se no consumo não transformado, sendo de origem vegetal e que não sejam processados e nem cozinhados com temperatura inferior a 48 ° C. Como exemplo, temos frutas, vegetais, sementes ou nozes”, diz a nutricionista Munique Gomes. Para se ter uma ideia dos reais benefícios, compostos presentes nos brócolis, capazes de combater o câncer, podem ser reduzidos ao entrarem em processo de cozimento.

Leia também:
O intestino e a saúde da mulher
Evite as doenças da má alimentação
Os caminhos da nossa alimentação


Para a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, esse tipo de cardápio também favorece o emagrecimento. “Devido à presença das fibras, ao aumento das vitaminas e minerais, além da exclusão do processamento térmico e eliminação de alimentos protéicos que, na maioria das vezes, são acompanhados de gordura. Isso diminui o valor calórico diário da pessoa ao longo do dia”, defende. De acordo com a nutricionista Carol Chambel, "essa dieta também deixa a pele mais hidratada, porque os alimentos crus têm percentual maior de água e isso dá um efeito hidratante". Razão para o mercado de bem-estar ficar atento à abertura de um verdadeiro nicho. Que o digam os doces da Fit Cookies. “Pensando nisso, produzimos sem nenhum processo de cozimento, o que preserva a biodisponibilidade dos nutrientes. Tudo é aproveitado pelo corpo como caloria positiva, e não permanece estocado em forma de gordura”, garante a diretora Graziele Zonta.

Equilíbrio - Mas especialistas também afirmam que uma dieta baseada apenas em alimentos crus pode provocar a perda de nutrientes benéficos ao corpo. “Toda e qualquer dieta muito restritiva pode levar a consequências drásticas. O ideal é utilizar macro e micronutrientes, proteína animal e evitar carências nutricionais, déficit de concentração e queda na imunidade. Ressalto que um prato equilibrado é o ideal, incluindo aqueles cozidos, não fazendo nenhuma exclusão de alimentos como carboidratos, proteínas, micronutrientes e lipídios de boa procedência”, completa Gomes.


Veja também

Aos 74 anos, morre Seu Yoshi, do Sushi Yoshi. Um chef que ensinou técnica e otimismo na gastronomia
Luto

Aos 74 anos, morre Seu Yoshi, do Sushi Yoshi- um chef que ensinou técnica e otimismo

O que são os polifenóis
BACO & CIA

O que são os polifenóis