Concurso Comida di Buteco revela vencedores

Bar em Jaboatão dos Guararapes ganhou o primeiro lugar da edição deste ano, quando o evento completa 20 anos de existência

Ronaldo Batista e a esposa, Paula, da Feijoada do ManoRonaldo Batista e a esposa, Paula, da Feijoada do Mano - Foto: Tatiana Meira/Diversaoearte/Folha de Pernambu

A Feijoada do Mano, que fica em Jaboatão dos Guararapes, ficou em primeiro lugar no Concurso Comida di Buteco de 2019, em Pernambuco. A casa, localizada na Vila Sotave, em Prazeres, ganha uma vaga para disputar - no dia 15 de julho, em São Paulo - a etapa final na festa Saideira, com os melhores representantes de cada cidade brasileira incluida na rota do evento.

O petisco servido pelo bar foi o “Camarão da Cama de Repolho” (Camarão servido com repolho refogado no azeite acompanhado de flor cebola empanada). A casa também levou o prêmio do Desafio Perdigão, em que foi escolhido o melhor petisco feito com linguiça calabresa. Já o bar Whiskritório recebeu uma Homenagem, em razão dos 20 anos de realização do concurso.

"Foram muitos anos de luta, primeiro numa tendazinha pequeninha, na esquina de casa. Avisei a Paula, minha mulher, que ia pedir as contas no emprego que tinha e foi o que fiz", recordou, emocionado Ronaldo Batista, dono da Feijoada do Mano, na cerimônia de premiação, que ocorreu no Quintal Cozinha Pra Torar, em Campo Grande.

Leia também:
Comida di Buteco convida a passeio pelos bares do Grande Recife
Sâmia Emerenciano ganha exposição no restaurante Cá-Já


Nesta 20ª edição do concurso, 21 bares participaram, de 12 de abril a 5 de maio, incluindo endereços no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Em segundo lugar, ficou o Andrews Bar, do Complexo de Salgadinho, em Olinda, com a Costela Mandacaru (costelinha suína ao vinho, pincelada com molho levemente apimentado. Acompanha salada Capibaribe, à base de pimentão e macaxeira na chapa).

O terceiro lugar coube ao Bar do Vizinho - que fica no Mercado da Boa Vista, com o “Bolinho do Vizinho”, porção completa de bolinhos de filé de tilápia e macaxeira, recheados com queijo coalho e tilápia frita. Acompanha molhos bechamel, com pesto de coentro e limão, e também com mel e gengibre.

Veja também

Quarta onda do café sinaliza um mercado de consumidores experientes
Gastronomia

Quarta onda do café sinaliza um mercado de consumidores experientes

Você costuma assaltar a geladeira à noite? Saiba como evitar a fome noturna
Saúde

Você costuma assaltar a geladeira à noite? Saiba como evitar a fome noturna