Vinho

Concurso nacional de espumantes será em outubro

Vinícolas brasileiras podem inscrever amostras a partir de 14 de setembro

Espumantes brasileirosEspumantes brasileiros - Foto: Jeferson Sodi

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) anunciou a data do seus próximo concurso de espumantes. Será nos dias 13 e 14 de outubro. Os interessados em participar devem ficar atentos ao início das incrições, no próximo dia 14 de setembro, através do site enologia.org.br.

Na edição de 2019, foram avaliados 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados, sendo Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A produção nacional, hoje em 18 milhões de litros por ano, conforme dados da Uvibra, vem crescendo cerca de 10% a cada safra e o reconhecimento faz parte de uma rotina diária.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

 

 

Veja também

Conheça a hamburgueria que começou na garagem e virou franquia
Mercado

Conheça a hamburgueria que começou na garagem e virou franquia

Paris Hilton na cozinha é como ver lutador de MMA tocando violino
Crítica

Paris Hilton na cozinha é como ver lutador de MMA tocando violino