Saúde

Confira alimentos que fazem bem ao cérebro

Se alimentar bem pode proporcionar melhoria das capacidades cognitivas

Frutas vermelhas são indicadasFrutas vermelhas são indicadas - Foto: Pixabay/Divulgação

O cérebro é um órgão de grande importância, pois ele controla o corpo todo, demandando atenção máxima, principalmente em relação à alimentação, já que a partir dela é possível levar nutrientes para o organismo e promover, inclusive, uma boa saúde mental, ajudando até a prevenir doenças futuras.

Aliás, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 35,6 milhões de pessoas sofrem com doença de Alzheimer, sendo 1,2 milhão de brasileiros com esse tipo de demência, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer. A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam a proporcionar melhoria das capacidades cognitivas.

Formação cerebral
Antes, porém, é preciso entender como funciona o órgão é indispensável. Ele é composto por diferentes estruturas, sua maior parte, chamada de encéfalo, é formada por água e o restante por gordura, proteína, carboidrato, sal e outros componentes.

De acordo com a Fiocruz, entre as principais estão o córtex cerebral (parte externa), que comanda a capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. A outra é o cerebelo, responsável pelo movimento, equilíbrio e postura. Também existe o tronco encefálico e o hipocampo, onde o primeiro coordena as funções involuntárias (respiração, pressão arterial) e o segundo, responsável pelas funções de aprendizado e memória.

Alimentação x Cérebro
E para manter o bom funcionamento do cérebro, é preciso que se tenha manutenção da dieta, pois uma alimentação equilibrada pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro e até mesmo a memória, que, aliás, foi afetada pela pandemia e pelo isolamento social, segundo especialistas.

"Uma alimentação nutricionalmente adequada, riquíssima em potentes nutrientes como ômega 3, colina, selênio, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B é importante para a formação de neurotransmissores cerebrais, função cognitiva e contribuem para a melhor saúde dos neurônios", comenta a nutricionista Larissa Vila Nova. A profissional aponta também que existe um método, por assim dizer, que pode ser adotado, desde que seja acompanhado por um especialista.

"Muitos estudos demonstram que a dieta do mediterrâneo ajuda no bom controle cerebral, isto porque é rica em frutas (vermelhas), grãos integrais (aveia), oleaginosas (amendoim), sementes (linhaça) e azeite de oliva extra virgem. A preferência pela proteína é de menor teor de gordura como peixes (salmão, sardinha) e frango", destaca.

Para evitar
Uma alimentação equilibrada, que tenha vitaminas, minerais e antioxidantes, tem a capacidade de nutrir o cérebro e o proteger contra o estresse oxidativo. Quanto mais estresse oxidativo, mais os radicais livres podem gerar danos às células cerebrais, levando a déficits cognitivos ao longo dos anos.

É preciso evitar, sempre que possível, álcool, frituras, alimentos salgados, ultraprocessados e adoçantes artificiais. E sendo a glicose uma das principais fontes para sobrevivência do cérebro e do corpo, a dica ainda é não consumir doce em excesso.

"Todos os alimentos que comemos (exceto água) são transformados pelo corpo e parte deles é transformado em glicose para ser combustível do corpo. Por isso, não é preciso comer alimentos doces. Uma alimentação adequada nutre o cérebro e protege contra os danos", finaliza Vila Nova. O Ministério da Saúde também indica outras práticas para estimular o cérebro como tomar sol e inserir novos hábitos na rotina, como ler e fazer exercícios físicos.

Serviço
Nutricionista Larissa Vila Nova
Consultório: Empresarial Rio Mar Trade Center, torre 3, 28° andar, sala 2801
Instagram: @larissavilanovanutri 

Veja também

Carmem Virgínia promove jantar solidário com outras seis chefs, no Fiordes Bistrô
Evento

Carmem Virgínia promove jantar solidário com outras seis chefs, no Fiordes Bistrô

Olimpíadas Abrasel: evento com gastronomia e brincadeiras acontece neste domingo (3)

Olimpíadas Abrasel: evento com gastronomia e brincadeiras acontece neste domingo (3)