Confira alimentos que têm função de revigorar o corpo

Lista de melhorias orgânicas inclui atuação na maturação sexual, fertilidade, e manutenção da libido

Alimentos revigorantesAlimentos revigorantes - Foto: Arte FolhaPE/Hugo Carvalho

Controle do estresse, fornecimento de energia e aporte ao sistema imunológico. Essa tríade de benefícios é o que caracteriza os alimentos com alto teor energético, capazes de revigorar e dar força ao organismo. Justamente por isso tudo que os alimentos com esse potencial são chamados de afrodisíacos, como a nutricionista esportiva e coach de saúde Mariana Domicio explica. “Quando pensamos em alimentos revigorantes é porque fornecem nutrientes que aumentam o libido, o apetite sexual”, confirma.

Obviamente, isso não quer dizer que eles sejam capazes de operar milagres na vida de alcova de ninguém. Significa que são, sim, os responsáveis pelo aporte energético necessário para o sexo. Segundo Domicio, esse “gás” é fornecido por dois minerais já bem conhecidos: zinco e selênio. A lista de melhorias orgânicas é bastante convidativa, sendo a atuação na maturação sexual, fertilidade, reprodução e manutenção da libido a mais celebrada.

Mas a função dessa dupla não se restringe aí. Ela interfere diretamente na glândula tireóide, que, caso esteja prejudicada, reduz a capacidade de memória, dá cansaço excessivo, dores musculares e articulares, ganho de peso e até depressão.
“Os principais alimentos com esse potencial são ostras de boa pro­cedência, aves, cereais integrais, leguminosas (grão-de-bico e lentilha), sementes (abóbora, gergelim, girassol), oleaginosas (a­mêndoas, amendoim, castanha-do-pará) e ovo”, indica a especialista. Os itens ricos em vitaminas C e do complexo B entram no rol dos revigorantes, pois são essenciais para o crescimento, transporte de oxigênio e no metabolismo de nutrientes, “nos conferindo energia e um bom funcionamento do metabolismo”, conclui Domicio. Elas também atuam no sistema imunológico e melhoram a absorção de ferro, evitando a anemia. Grãos integrais, morango, laranja, kiwi, goiaba, acerola e maracujá são boas fontes.

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