Saúde

Conheça a vitamina que é considerada múltipla

Os nutrientes do Complexo B melhoram o humor, rejuvenescem a pele e reduzem níveis de colesterol

Vitamina do Complexo B pode ser encontrada na refeição do dia a dia, especialmente na carneVitamina do Complexo B pode ser encontrada na refeição do dia a dia, especialmente na carne - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

Na lista de vitaminas essenciais e completas para o organismo está o chamado Complexo B. O curioso é que, embora seja tão importante, poucas pessoas sabem onde podem ser encontradas e menos ainda as funções no corpo. Só para ter uma ideia, ela é uma das responsáveis por manter nossa saúde mental e emocional em dia, sendo muito indicada para tratar casos de ansiedade e depressão.

Mas para entender melhor os benefícios, é preciso saber como esse nutriente se divide. É que o complexo B é composto por oito vitaminas e elas são solúveis em água. Logo, o corpo não as armazena. Por isso, devem fazer parte da alimentação diária, por serem importantes para garantir o funcionamento adequado das células do corpo. Eles ajudam a converter alimentos em energia, criar células sanguíneas e manter o organismo saudável.

Vitamina anti-estresse

Isso acontece porque todo  complexo consegue fazer a regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina. É nesse momento que a B3 (Niacina) merece uma atenção especial, por vários estudos comprovarem efeitos positivos em doses controladas de pacientes com questões emocionais e até esquizofrenia. 

Mas não para por aí, segundo a nutricionista Adriana Stavro, ela também reduz os níveis elevados de colesterol, diminui os sintomas da artrite e previne o risco de doenças cardíacas. “Além disso, a Niacina desempenha papel na sinalização celular, metabolismo, produção e reparo de DNA”, completa a especialista, adiantando que suas fontes são nozes, frango e lentilhas. Os principais sintomas de deficiência são aparência áspera da pele, língua vermelha brilhante, fadiga ou apatia, vômito, prisão de ventre, diarreia e até perda de memória.

Metabolismo saudável

Já a B1 (Tiamina) só pode ser armazenada no corpo por um curto período antes da excreção. Sendo assim, é preciso uma ingestão regular para manter os níveis sanguíneos adequados. “É essencial para o metabolismo energético, é ela que ajuda a converter os nutrientes em energia. Ela também ajuda a prevenir complicações no sistema nervoso, músculos, coração, estômago e intestino”, defende Stavro. As fontes mais acessíveissão arroz integral, carne de porco, aves, soja, nozes, feijão seco, ervilhas e produtos fortificados ou enriquecidos.

Também vale chamar atenção para a vitamina B2 (Riboflavina). Profissionais de saúde costumam indicá-la na prevenção de várias doenças conhecidas pela população, como enxaqueca, anemia, câncer, hiperglicemia, hipertensão, diabetes mellitus e estresse oxidativo. Ela também é essencial para produção de energia e está presente em alimentos como carnes e cogumelos.

Outro essencial para o bom funcionamento do organismo, segundo a nutricionista, é a vitamina B5 (Ácido Pantotênico), por ser indispensável para o metabolismo de carboidratos, proteínas e ácidos graxos. Esse combo nutritivo também está envolvido na síntese de colesterol, lipídios, neurotransmissores, hormônios esteróides e hemoglobina. Está presente nos cereais integrais, legumes, ovos, carne, frango, atum, geleia real, abacate, bife de fígado, cogumelos shitake e sementes de girassol.

Veja também

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional
Sabores

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional

Livro "Disfrutar" reúne principais criações de chefs espanhóis triestrelados
Sabores

Livro "Disfrutar" reúne principais criações de chefs espanhóis triestrelados

Newsletter