Saúde

Conheça os alimentos que ajudam a controlar o diabetes

Com planejamento da alimentação é possível regular o índice glicêmico no corpo

Abacate é fruta com gordura boa e baixo índice glicêmicoAbacate é fruta com gordura boa e baixo índice glicêmico - Foto: Silverstylus/Pixabay

No mês de novembro, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) chama atenção para o diabetes, a população desperta para os cuidados em relação à doença crônica, que atinge pessoas de todas as partes. No Brasil, os números alcançam cerca de 13 milhões de pacientes, segundo autoridades de saúde. Mas para controlar o problema e frear a estatística é preciso transformar hábitos que começam principalmente na mesa.
 

Para entender melhor o assunto, essa enfermidade faz com que o corpo não produza insulina ou não consiga usá-la de forma adequada, sendo este o hormônio que controla a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Essa deficiência eleva os níveis de glicose no organismo causando a hiperglicemia que, a longo prazo, pode danificar vasos sanguíneos, nervos e órgãos.  

Sendo assim, muitas pessoas acreditam que é necessário ter uma rotina alimentar restritiva. Para Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, além do tratamento com um médico, o acompanhamento nutricional ajuda a entender que é possível tomar decisões assertivas e substituir alimentos, sem tornar a dieta monótona. "Muitos alimentos podem auxiliar no tratamento. É necessário apenas usá-los com sabedoria para manter os níveis glicêmicos dentro dos padrões estabelecidos", explica a especialista, detalhando que antiinflamatórios, como peixes, óleos de linhaça, de peixe e azeites, além de ingredientes como cúrcuma, alho, e cebola podem auxiliar no tratamento da resistência à insulina e a diminuir a liberação de substâncias inflamatórias. 

Já o médico Humberto Arruda vai além. “A mudança do estilo de vida, com alimentação adequada, atividade física regular e consequente perda de peso, é capaz de reduzir o risco em cerca de 30 a 40%. Os grandes vilões da diabetes são os carboidratos. Como é uma doença silenciosa, se você detecta precocemente, você tem as ações para que os pacientes sejam devidamente cuidados”, diz ele, que já foi obeso, hipertenso e pré-diabético. Arruda também é autor do e-book gratuito “Vencendo a Diabetes”.

Ainda de acordo com o especialista, os produtos que devem ser evitados são aqueles que contém aveia, arroz e glúten. Comidas que possuam cevada, centeio e trigo, além do sal de cozinha refinado, carnes processadas, margarina, maionese e molho de salada também devem ser cortadas da alimentação. “Oleaginosas (castanha do pará, amêndoas, castanha de caju, macadâmia) e frutas com índice glicêmicos baixos (abacate, amora, kiwi, framboesa, maçã) são grandes aliadas para diminuição da glicose. E atenção: evitar frutas como banana, jaca, abacaxi por apresentarem altos 

Veja também

Área gastronômica prepara ofertas para a black friday
Black Friday

Área gastronômica prepara ofertas para a black friday

Faro Gastrô chega ao Recife
Comida portuguesa

Faro Gastrô chega ao Recife