Saúde

Conheça os alimentos que ajudam na beleza de pele, cabelo e unha

Nutricionista orienta o consumo de ingredientes como chia, amêndoas e quinoa

Chia é essencial para a manutenção dérmica e o crescimento dos fios capilaresChia é essencial para a manutenção dérmica e o crescimento dos fios capilares - Foto: Jasmine Alimentos/Divulgação

Nem só de skincare vive uma pele bem cuidada. Menos ainda são os produtos capilares os únicos que garantem a saúde dos fios. A rotina de uma boa alimentação integra um combo essencial para a estruturação completa de cabelo, pele e unha - tão desejada por homens e mulheres.

Segundo a nutricionista consultora da Jasmine Alimentos, Fernanda Seiffer, é preciso ficar atento ao aporte diário de elementos, como o colágeno, o ácido hialurônico e a queratina, além de vitaminas e minerais, como zinco, vitamina C, vitamina A e ferro. “Além de se preocupar com a saúde intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes ingeridos”, completa.


Na hora de montar uma espécie de “feira da beleza”, é preciso levar em conta ingredientes chamados “pro-aging”, aqueles que contribuam para a desaceleração do envelhecimento cutâneo e do enfraquecimento capilar. “É importante lembrar, ainda, do papel do ômega 3, que proporciona efeito anti-inflamatório e dos compostos bioativos presentes nos alimentos, como licopeno, betacaroteno, sesamina, catequinas, antocianinas e ácido elágico, que fornecem efeito antioxidante, combatendo os radicais livres gerados por fatores como exposição ao sol, padrão alimentar inadequado, estresse, tabagismo e poluição. Todos afetam a estrutura da pele, podendo estimular a flacidez, a presença de rugas e manchas e, nos cabelos, levar à despigmentação, proporcionando um aumento dos fios brancos”, completa Fernanda.
 
Mas, para os efeitos surgirem na pele, literalmente, a boa alimentação deve ser acompanhada de hábitos de vida saudáveis.
 
Mais alimentos:

Quinoa: Segundo pesquisas, quinoa pode trazer ao organismo oferta de magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Red berries: goji berry, cranberry e açaí são frutas vermelhas e roxas que atuam como aliadas da saúde capilar e cutânea. O consumo de goji berry, além de favorecer a amenização de desordens estéticas, como a celulite, já que apresenta flavonóides e polissacarídeos em sua composição, substâncias com efeito antioxidante, é uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para a síntese de colágeno. O cranberry e o açaí, ricos em antocianinas e resveratrol, respectivamente, pode oferecer também proteção à pele e aos cabelos.

Amêndoas: fonte de polifenóis e vitamina E, pode contribuir com a melhora da hiperpigmentação da pele e da presença de rugas faciais, ocasionadas pelo fotoenvelhecimento. 
Chia: por ter aminoácidos essenciais, contribui com a síntese proteica, essencial para a manutenção dérmica e o crescimento dos fios capilares, favorecendo o fortalecimento dos cabelos e da pele. Também concentra alto teor de ômega-3
 
Castanha do Brasil: fonte de selênio, mineral com efeito antioxidante que protege a pele e o cabelo dos radicais livres.

Gergelim: semente rica em sesamina, um composto bioativo que tem potencial papel na redução da queda de cabelo e na proteção da coloração dos fios capilares. Além disso, contém excelentes concentrações de vitamina B1, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco, que podem auxiliar a manutenção da saúde capilar e cutânea.

Aveia: fonte de silício, um importante mineral para a saúde capilar e cutânea, por atuar na sustentação do colágeno, proteína presente em ambos os tecidos.

Molho de tomate orgânico: o licopeno do molho de tomate contribui com a saúde cardiovascular e, associado a outros nutrientes e nas quantidades adequadas, exerce efeito fotoprotetor, favorecendo a amenização dos danos causados pelos radicais livres produzidos após a exposição solar.

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter