Gastronomia

Conheça os ingredientes que amenizam a sensação de calor

Profissionais de gastronomia sugerem receitas refresh para os dias mais quentes

Mia tônica maracujáMia tônica maracujá - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Mesmo sob a variação climá­tica das últimas sema­nas, o recifense continua reclamando do calor. Seja com chuva ou sol, a sensação térmica não foge dos 30ºC, provocan­do os desgastes que todo mun­do reclama nos meses mais quentes do ano. Sede intensa, transpiração, fraqueza, cãibras musculares e até dor de cabeça surgem na rotina de quem se expõe com frequência às altas temperaturas.


Mas antes de chegar em um pon­to crítico de saúde, alguns ingre­dientes podem ajudar a ameni­zar as consequências do calor, diminuin­do os efeitos térmicos em ques­tão de minutos. Segundo a nutricionista Rayssa Moraes, a prioridade deve ser o alimento com boa quantidade líquida, por­que ele ajuda a hidratar. Isso porque a água tem o poder de controlar a temperatura corporal. Melhor ainda se acompanhada de pratos leves, uma vez que o processo digestivo influencia na temperatura do corpo.

Por isso, na sua próxima lista de compras, leve em conta a me­lancia, a abobrinha - compos­ta 95% de água, assim como a laranja, o tomate e o pepino. As folhas verdes também possuem bastante líquido em sua composição, mais ainda em ervas como menta e hortelã, que ajudam no processo digestivo. Já o peixe fresco, além de baixa caloria não pesa na digestão, em comparação com a carne vermelha. 

“Os produtos que vão ajudar a aumentar a sensação de calor são aqueles com difícil digestão. Quan­do são consumidos, aumen­tam o fluxo sanguíneo no aparelho digestivo. Consequentemente, diminuímos o fluxo sanguíneo em outras áreas, como a região da pele”, explica Rayssa Moraes, alertando para itens como bolo, macarrão, frituras, leites e derivados. “Isso sem falar nos industrializados, porque, além de dar trabalho ao intestino, retiram o equilíbrio do corpo, que, por sua vez, gastará mais energia para se reestabelecer, ainda combatendo efeitos como azia e má digestão”, completa a especialista. 

Refresh à mesa
Com a lista de compras em mãos, prepare receitas frias à base de ingredientes acessíveis no mercado

 
Salada penne capreseSalada penne caprese (Foto: divulgação)



Salada Penne Caprese
(Best Food. Instagram:@comerbest. Fone: 99514.9465)
“Os ingredientes estão super na época, os tomatinhos cereja você consegue encontrar nas feirinhas agroecológicas do Recife. Faz toda a diferença”, Lorena Santos, sócia da Best

Ingredientes

150g de penne integral cozido e de 
preferência ao dente
40g de prmesão ralado
50g de tomate cereja confitado
60g de brócolis 
50g de molho pesto
40g de rúcula fresca

Para o pesto
10g de rúcula
5g de manjericão 
20ml de azeite extra virgem
5g de castanha
Suco de meio limão 
Meio dente de alho
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Utilize as folhas de rúcula, de preferência sem os talos para não amargar tanto. Processe todos os ingredientes no liquidificador e vá adicionando o azeite aos poucos. Acerte o sal e a pimenta no final

Para o brócolis
Vale dar um choque de no máximo 3 a 4 minutos em água quente, para ficar bem crocante. Mas se gostar mais cozido, é só deixar mais tempo.

Para o tomate 
cereja confitado
Tomate cereja a gosto
Azeite
Alho
Alecrim, tomilho ou qualquer erva da sua preferência

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e leve ao forno em temperatura baixa por uma média de 20min. O ideal é não assar totalmente. Em um bowl/cumbuca, coloque o penne integral já frio junto com o molho pesto. Misture bem. Adicione o tomate confit, o brócolis e a rúcula fresca. Rale parmesão por cima.


Mia Tônica Maracujá
(@mia.182cafe. 999241.5881)
Bebida à base de café produzida pela barista Thaís Carvalho

Ingredientes 
120ml de água tônica
25ml de xarope artesanal de maracujá
1 shot de espresso duplo
35ml de café espresso

Preparo
Encha um copo alto com gelo, acrescente 3 partes de água tônica para 1 de xarope de maracujá, e acrescente o café espresso devagarinho. Opcional: esprema uma casquinha de limão siciliano para aromatizar e servir como guarnição da bebida. Opcional 2: se não tiver uma máquina de espresso, pode fazer um café bem concentrado na cafeteira italiana (moka)

Risoto de pera 
(@nommadebistrot. 99843.4789)
“Este prato é 100% natural, vegano, livre de queijo ou qualquer insumo de natureza animal, o que já deixa, por si só, o prato mais leve, com mais rápida digestão”, chef Esthefany Bagagí

Ingredientes
60 ml de azeite de oliva
30g de cebola branca cortada em cubinhos
100g de arroz arbóreo cru
250ml de vinho branco
1 pera em cubos
3 aspargos em  rodelas
30g de creme de castanha de caju integral
20g de pistache torrado triturado
Pimenta branca e sal a gosto

Em uma panela funda, com fogo médio ligado, adicione um pouco de azeite de oliva e refogue os cubos de peras e as rodelinhas dos aspargos. Quando estiver dourando, acrescente 50ml de vinho branco e deixe secar. Retire a pera e o aspargo e separe em um recipiente a parte. Na mesma panela, adicione o restante do azeite e refogue os cubinhos da cebola branca. Assim que a cebola estiver transparente, acrescente o arroz arbóreo e refogue um pouco mais. Acrescente o restante do vinho tinto, creme de castanha de caju, sal e pimenta branca moída. Mexa bem até o creme de caju dissolver e ficar homogêneo. Cubra o arroz arbóreo com água e deixe cozinhando até ficar ao dente. Aproximadamente 15 mim. Devolva a pera e o aspargo para panela e misture bem com o arbóreo. Corrija o sal se necessário. 

Apresentação
Coloque o risoto em um prato a sua escolha e polvilhe o pistache torrado triturado. Decore com fatias de peras

 Tilápia ao Pomodoro
(@restaurantecatamaran)

A tilápia  tem carne firme, mas  suculenta. O molho pomodro realça ainda mais essa qualidade." ,diz Juliana Britto”, Juliana Britto, diretora do Catamaran

Ingredientes 
200g de filé de tilápia
50g filé de camarão  
50g de castanha picada 
Azeite a gosto
Manteiga sem sal a gosto
Sal com pimenta a gosto
100ml de molho de tomate    
Arroz com castanha (acompanhamento) 
Batatas forneadas (acompanhamento)

Preparo
Grelhe o filé de tilápia com 1 colher de azeite numa chapa até atingir o ponto desejado. Em outra frigideira, coloque 1 colher de azeite e 1 colher de manteiga, acrescente o fílé de camarão até atingir o ponto desejado. Em outra frigideira, coloque azeite, acrescente a castanha e deixe dourar. Depois misture com arroz branco já cozido. As batatas devem ser cortadas em cubos, com casca, temperadas com azeite, sal e pimenta a gosto e levadas ao forno até dourarem e estarem assadas. Na hora de servir, coloque o filé de tilápia encoberto com o molho pomodoro e finalize com os camarões por cima do molho. Ao lado, acrescente as batatas forneadas e a porção de arroz com castanhas.

 

Ceviche de tangerina Ceviche de tangerina (Foto: Celso Araújo/Divulgação)
 

Ceviche de tangerina
(@raphavasconcellos. 99961.6639)

Ingredientes
120g de filé de peixe branco cru
20 ml de sumo de limão Taiti
30ml de suco de tangerina 
50g de cebola roxa
20g de pimenta dedo de moça
3 bagos de tangerina em cubos 
Sal e pimenta-do-reino moída
30ml de azeite 

Preparo
Corte o peixe em cubos pequenos. Corte a cebola roxa em tiras bem fininhas (julienne). Corte a pimenta dedo de moça em pequenos cubinhos (brunoise) sem as sementes. Em um refratário, coloque o peixe, a cebola roxa e a pimenta dedo de moça. Adicione o sumo do limão, sal e pimenta-do-reino moída e azeite. Por fim, adicione o suco da tangerina e sirva com torradinhas.

 

Veja também

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico
Saúde

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico

Tem formiga no prato: o sucesso das tanajuras e outros insetos na culinária
Comidas exóticas

Tem formiga no prato: o sucesso das tanajuras e outros insetos na culinária