Saúde

Conheça os tipos de farinha sem glúten

Celíacos e intolerantes ao glúten encontram várias opções de farinha no mercado

Há vários tipos de farinha no mercadoHá vários tipos de farinha no mercado - Foto: divulgação

Nem só de farinha de trigo vive a prateleira de bolos e biscoito. Para quem é intolerante ao glúten, é possível encontrar versões voltadas para pessoas com doença celíaca, a exemplo de outras farinhas que podem ser consumidas com total segurança por esse público. 
 
Para ter uma ideia, é possível fazer ou comprar farinha de amêndoas, castanhas e até batatas, além de vários outros diferentes tipos de grãos. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, cada farinha tem um perfil único. As farinhas alternativas podem diferir enormemente no peso, absorção, amido, proteínas e fibras, o que faz uma enorme diferença na preparação.

 

Uma xícara de farinha de aveia pesa cerca de 20 gramas a menos que uma xícara de farinha de amêndoas, portanto, trocar uma pela outra seria um erro, ainda de acordo com a especialista. A dica é, então, abrir um leque de opções de texturas e sabores.
 
Farinha de amêndoas
Moída a partir de nozes cruas, é rica em proteína, vitaminas, cálcio, fibra e gorduras, tornando-a a mais nutritiva de todas. Ela produz cores suaves, leves e seu alto teor proteico substitui facilmente as proteínas deficientes no cozimento sem glúten.

Farinha de trigo sarraceno
Rica em proteínas e minerais, além do aminoácido lisina, importante no combate a herpes labial. Ela tem sabor forte. É ótima para biscoito de chocolate e crostas de tortas crocantes.
 
Farinha de milho
O milho é um grão resistente que gosta de absorver a umidade. Rico em fibras, proteínas, ferro e fósforo

Farinha de aveia
É a mais próxima da farinha de trigo comum, com uma textura macia, fácil de trabalhar e um sabor semelhante à farinha de trigo integral. Além disso, é rico em fibras e contém proteína vegetal chamada globulina, que imita o papel que o glúten desempenha na farinha comum, criando uma massa leve e macia.

Veja também

Cuca de banana é sobremesa sem mistérios
Receita

Cuca de banana é sobremesa sem mistérios

Saiba como driblar a seletividade alimentar nas crianças autistas
Saúde

Saiba como driblar a seletividade alimentar nas crianças autistas