Sabores

Delícia de abacaxi: o 'cringe' que todo mundo ama

Delícia de abacaxi é clássico que segue imbatívelDelícia de abacaxi é clássico que segue imbatível - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Na memória afetiva de muita gente tem uma sobremesa que é imbatível. A delícia de abacaxi é desses clássicos que não se deixam engolir pelas modas gastronômicas. Segue onipresente, oferecendo o contraste do doce com o cítrico, em uma receita simples de fazer em casa. Ideal para o fim de semana!
 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
395g de leite (mesma medida do leite condensado)
3 gemas
1 colher de sopa rasa de amido de milho
1 abacaxi (cortado em cubos)
100g de açúcar
2 colheres de sopa de conhaque (opcional)
3 claras
100g de açúcar
1 creme de leite em lata (sem soro)
 
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo sempre mexendo até formar um creme espesso. Reserve e deixe esfriar.

Com o abacaxi já cortado em cubos, coloque em uma frigideira com açúcar em fogo médio e deixe até começar a caramelizar. Em seguida, coloque o conhaque e deixe flambar. Quando evaporar todo o álcool, já está pronto. Deixe esfriar.

Em uma batedeira, coloque as claras em neve com o açúcar e bata bem. Para finalizar, acrescente o creme de leite, de preferência gelado.

Montagem: Faça camadas com creme de leite condensado e o abacaxi caramelizado. Finalize com creme de leite. Leve para gelar.

 

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Veja também

Um brinde: 6 de agosto é Dia Internacional da Cerveja
Cerveja

Um brinde: 6 de agosto é Dia Internacional da Cerveja

Veganismo na gestação
Nutrição

Veganismo na gestação