Café

Dia Mundial do Café: Aprenda a fazer duas versões da bebida em casa

Duas produções de café para quem quer inovar no preparo e deixar a bebida ainda mais saborosa

Espresso TônicaEspresso Tônica - Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Café, neste 14 de abril, faz muita gente usar a data como pretexto para erguer algumas xícaras da bebida em casa. Não à toa, essa é considerada uma paixão nacional que conquistou o paladar dos brasileiros, sendo a segunda bebida mais consumida no país, segundo dados da pesquisa encomendada pela empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), em parceria com a Aocubo Pesquisa, que também aponta que o brasileiro consome, em média, de três a quatro xícaras de café por dia.

Além disso, ainda de acordo com pesquisas feitas em universidades europeias, essa é uma pedida que ajuda muito na prevenção de doenças do coração, câncer, Alzheimer e depressão, por ser altamente nutritiva e estimulante, quando consumida com moderação. Para ajudar a comemorar a data, duas receitas que são o verdadeiro "ponto da curva".

A primeira reproduz o Espresso Tônica, que é um refrescante café gelado. A segunda é o Espresso Kitkat®, um espresso decorado com sticker do chocolate servido com chantilly e calda de caramelo.

 

Receita
(Ventana Bar & Café - Turn The Table Brasil)

 

Espresso Tônica


Ingredientes:

1 taça de vinho

1 dose de café expresso

1 lata ou garrafinha de água tônica

Gelo

 

Para decorar:

1 rodela de limão

 

Modo de preparo:

Adicione as pedras de gelo na taça de vinho. Depois, coloque a dose de café e, em seguida, complete com a água tônica e acrescente uma rodela de limão para decorar e conferir mais sabor. Dica: Escolha um café expresso suave, preferencialmente, para harmonizar com o sabor da água tônica.

 

Espresso Kitkat®

Ingredientes:

1 xícara média

1 dose de café expresso

 

Para decorar:

1 sticker de Kitkat®

Chantilly (para substituir a espuma Cold Brew)

Calda de caramelo

 

Modo de preparo:

Adicione a dose de café expresso em uma xícara média. Depois, coloque o chantilly por cima do café e, para finalizar, decore com o sticker de Kitkat® e calda de caramelo à vontade. 

Dica: se quiser preparar você mesmo o seu próprio chantilly, basta bater 500g de creme de leite fresco bem gelado e ½ xícara de açúcar, por 2 minutos, na batedeira.

 

Veja também

Tábua de frios é opção fácil de fazer em casa. Saiba como montar e onde comprar no Recife
Gastronomia

Tábua de frios é opção fácil de fazer em casa. Saiba como montar e onde comprar no Recife

Cem anos do Leite Moça no Brasil
FOLHA GASTRONÔMICA

Cem anos do Leite Moça no Brasil