Gastronomia

Dia Nacional da Sobremesa, neste sábado (9), resgata a força de pratos doces

Revisite os doces que estão na nossa memória afetiva, sem perder de vista os queridinhos do momento

Tonka Donut produz o doce mais desejado do momentoTonka Donut produz o doce mais desejado do momento - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A última etapa de uma refeição é também a mais fascinante no contexto gastronômico. Em um prato de sobremesa está brilho, cor e textura elevados a uma potência lúdica, capaz de agregar diferentes culturas em volta da mesa. Tão reverenciado, que até ganhou no calendário brasilero uma data para chamar de sua: 9 de outubro é o Dia Nacional da Sobremesa.

 

E mesmo que não haja razão específica para uma data em especial, os motivos que a justificam são muitos. No Brasil, a cozinha sofreu inúmeras interferências da colonização portuguesa e sua aptidão para receitas à base de ovo e açúcar. Antes dessa influência, os livros de história contam que o sabor doce só mesmo do mel e das frutas tropicais utilizadas pelos indígenas. 

Na base culinária 

O contexto europeu acompanha nossa formação gastronômica até hoje. Segundo a instrutora de Confeitaria do Senac-PE, Adriana Arregui, muitos cozinheiros até procuram desenvolver uma confeitaria autêntica, que represente a cultura brasileira, mas que é difícil acontecer sem o uso das técnicas estrangeiras. “Antigamente, só falávamos da França, mas, de oito anos para cá, a Espanha está muito em evidência. Por aqui, podemos trazer essas influências, mas utilizando os nossos produtos”, aponta.

É com aplicação de ingredientes nacionais, que surgiram diversos símbolos na doçaria brasileira. “Com a força da cana-de-açúcar criamos a rapadura, a infinidade de bolos e a cartola. No Sul, existem as cucas e até uma torta com o nome de uma quase miss universo, Marta Rocha. Em Minas estão as compotas e a famosa goiabada com queijo. Isso sem falar na mariola, um doce tipicamente brasileiro, assim como o brigadeiro”, lista Adriana, destacando também que “o interesse por esse universo é tão grande, especialmente no complemento de renda, que o incremento de alunos pelo curso de confeitaria dobrou nos últimos meses”.

Para adoçar a receita

Na lista dos queridinhos, o açúcar não é o único protagonista. O leite condensado, que chegou ao Brasil em 1890, sempre viveu uma crescente, a ponto de dividir opiniões em relação à presença maciça. Sua grande defensora, a cozinha doméstica, aponta para a melhora de textura e palatabilidade. Que o diga pudim, arroz doce, sorvetes e brigadeiro. Por outro lado, chefs profissionais criticam a uniformidade de sabor, quase como um gosto único para tudo.

Segundo o chef pâtissier & boulanger na Le Cordon Bleu, em São Paulo, Salvador Lettieri, a escolha necessita de cuidados. “Ele entrou com muita utilização nos últimos anos, mas não é comum na Europa ou mesmo na Argentina. Versátil, esse é um leite concentrado de açúcar, que pode deixar a receita muito doce”, diz, citando o exemplo do uso num creme de limão. “Na pâtisserie europeia, ele leva apenas a fruta, o açúcar, o ovo e a manteiga”, relaciona.

Na França está a base para a maioria das técnicas ancestrais utilizadas até hoje na confeitaria de todo o mundo. Uma deles origina a massa folhada ou mesmo a que o brasileiro chama de massa podre - muito utilizada em tortas. “É um trabalho perto da química, pois tudo tem seu peso, momento e calor. Para um boa sobremesa existir, é preciso dominar as técnicas e quebrar os paradigmas”, afirma.

Novos queridinhos 

Foi atenta às cores e possibilidades dos donuts, as rosquinhas populares nos Estados Unidos, que Sofia Queiroga, 24, lançou o seu Tonka Donuts no Recife. Ela, que estudou gastronomia e estagiou em lugares como o Maní, em São Paulo, sempre teve interesse na receita que muito se relaciona à panificação. Com a chegada dos clientes e gosto crescente pelo produto, Sofia vem surfando nas novas preferências do mercado.

Assim como a torta inglesa à base doce de leite e banana, a banoffe, o donut também vem conquistando seu espaço, não apenas com a força de um garoto-propaganda à altura do Homer Simpson, mas pela adaptação da receita. “A dificuldade que existe é o tempo. Porque ele é um pão e muita gente não sabe que demanda processo longo. Na confeitaria, as pessoas querem matar a vontade na hora, mas é preciso atender o tempo de fermentação e sova da massa”, diz Sofia, lembrando ainda uma curiosidade. “Tenho clientes com referência ao donuts inglês e americano, que costumam ter ingredientes como bacon e abóbora. É quando preciso adaptar paro gosto brasileiro”, explica.

Clássicos de toda parte

Tiramisù (Itália)
Panna Cotta (Itália)
Creme Brûlèe (França)
Suspiro (Itália)
Cookie (EUA)
Macarron (França)

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter