Verão

Dicas para consumo de alimentação na praia

É necessário ficar atento em relação ao que que escolher para consumir para evitar problemas de saúde

PastelPastel - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Aproveitar a praia, principalmente no período de verão, é uma boa pedida para quem quer se divertir e relaxar.

Também já é de praxe comer e beber algo observando o mar. Entretanto, é necessário ficar atento em relação ao que que escolher para consumir para evitar problemas de saúde

A nutricionista, chef de cozinha e professora de Gastronomia e de Nutrição da São Judas, Luciana Marchetti dá dicas de algumas escolhas que devem ser leavadas em consideração. Por isso, a especialista aponta preferir alimentos que passaram por algum tipo de cozimento, de preferência, na hora.

'“O mais seguro é o pastel. Frito na hora por imersão, isso já elimina parte dos microrganismos. A salada de frutas, consumida crua, oferece um grande risco de contaminação. Se as frutas ou ainda a tábua ou a faca não estiverem devidamente higienizadas, compromete a qualidade”, explica Luciana.

Outra dica é observar as condições de higiene do local em que deseja consumir. “Observe se o uniforme do funcionário está limpo, se há uma pessoa para servir e outra para receber o pagamento, se limpam os utensílios e as bancadas, tudo isso é fundamental para garantir a qualidade da alimentação e evitar problemas de saúde após o consumo, como intoxicações”, pontua.

A nutricionista também sugere evitar preparações que foram feitas em casa e levadas à praia. “A praia é um local muito quente e com temperatura boa para multiplicação de microrganismos”. Outra sugestão de lanche seguro na praia é o milho verde e bebidas, como água e água de coco.

Veja também

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança celebra 30 anos
celebração

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança celebra 30 anos

Zona Norte do Recife terá novo restaurante de comida asiática; conheça o futuro Omar
Gastronomia

Zona Norte do Recife terá novo restaurante de comida asiática; conheça o futuro Omar