Sincretismo

Exposição da Culinária Afro-Brasileira nesta quarta (21) no Sítio Trindade; saiba mais

Mostra integra a programação do ciclo junino da Prefeitura do Recife e celebra o sincretismo religioso

Exposição da Culinária Afro Brasileira   Foto Andréa Rêgo BarrosExposição da Culinária Afro Brasileira Foto Andréa Rêgo Barros - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Leia também

• Em passagem pelo Recife, Os Gêmeos participam de DJSET especial da festa Revérse; saiba mais

• Exposição "Os Gêmeos" chega ao Nordeste pela primeira vez, na capital pernambucana

Dentro do cronograma do ciclo junino, promovido pela Prefeitura do Recife, amanhã, no Sítio da Trindade, na Zona Norte da Capital, haverá a 15ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, organizada pelo Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, em tom de celebração ao sincretismo que inaugura a cultura e a fé do povo nordestino. 

Os cantos, sabores e saberes
A partir das 18h, o Sítio Trindade festeja Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o Rei dos reis, na 15ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, saborosa celebração à religião e à gastronomia de matriz africana.

Convidando a cidade a experimentar e comungar dos sabores e saberes da tradição yorubana, a programação, que acontece no palco principal do Sítio da Trindade, começa com cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro, seguida da distribuição e degustação de mais de 7 mil porções de preparos tradicionais africanos e da gastronomia afro-brasileira, nascida do encontro e da mistura entre os temperos e preparos africanos, indígenas e europeus.

Nesta edição, o tema da exposição será “Sàngó" e a comida sagrada Gbègìrì”. Prato predileto de Xangô, o Gbègìrì, feito com quiabo, carne bovina, diversos outros ingredientes e muito azeite de dendê para o orixá.

Nos tabuleiros da mostra, serão apresentados e ofertados os pratos do cotidiano junino, como canjica, pé de moleque e bolo de milho, ao lado de várias iguarias e preparos feitos nas casas tradicionais de matriz africana, com quiabo, milho, peixe, castanha, amendoim e farinha, camarão, cebola e pimenta. O banquete de fé e festa está garantido.

Serviço
15ª Exposição Culinária Afro-Brasileira
Quando: 21 de junho
Onde: Sítio Trindade
Horário: 18h
Entrada franca

Veja também

Pé de moleque: saiba como preparar uma das receitas mais consumidas no São João
Sabores

Pé de moleque: saiba como preparar uma das receitas mais consumidas no São João

Enólogo Bernardo Trancoso, da chilena Viña Montes, participa de almoço no Recife
VINHOS

Enólogo Bernardo Trancoso, da chilena Viña Montes, participa de almoço no Recife

Newsletter