Festival PE Bom de Mesa reúne chefs renomados

Entre fevereiro e abril, o evento oferece programação aos interessados em gastronomia

Alcindo QueirozAlcindo Queiroz - Foto: Alfeu Tavares

A edição 2018 do Festival Pernambuco Bom de Mesa promete movimentar o cenário gastronômico até o dia 15 de abril. A primeira ação acontece neste final de semana e segue até o próximo dia 25, com o chamado Festival Gastrô e suas oficinas gratuitas na praça de alimentação do Shopping Recife. São 30 chefs dos cenários local e nacional com temas que vão da comida saudável ao melhor preparo de drinques com café.

O encontro acontece sempre das 14h às 21h e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site da organização. Na lista estão nomes de peso, como Roberta Sudbrack, Da Roberta-RJ, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó-SP, além de figuras bem conhecidas do nosso mercado. Leia-se, por exemplo, Claudemir Barros, Luciana Sultanum, Miau Caldas, Duca Lapenda, Taciana Teti, Robson Lustosa, Leandro Ricardo, Alcindo Queiroz e, claro, o organizador do evento, o chef César Santos - que destaca a importância de valorizar a culinária pernambucana ao reunir diferentes gerações de cozinheiros.

Segunda etapa - Já entre os dias 1º a 3 de março, o Pernambuco Bom de Mesa acontece em 14 restaurantes do Recife, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha, com receitas específicas para o evento preparadas pelo chef da casa e o seu convidado. O tema de inspiração será "Herança de Sabores". Os restaurantes Beijupirá receberão a chef mineira Mônica Rangel na unidade de Olinda; já o chef italiano Fabrizio Abatte, de Porto Seguro, na Bahia, apresentará pratos na filial de Muro Alto; enquanto a unidade do restaurante da Reserva do Paiva receberá o chef carioca Ramon Jr.

O Oficina do Sabor abrirá as portas para o chef carioca Marcondes de Deus; de Porto Alegre, o chef Alexandre Sharin comanda os pratos do Wiella; e a especialista em cozinha paraense, Daniela Martins, fica à frente do cardápio do Varanda. Segue com o chef italiano Claudio Alfredo Guastella, de Rondônia, na cozinha do Nez Bistrô; enquanto Jaime Barcelos vem de Florianópolis para o restaurante Chiwake. A carioca Joana Gallo elabora receitas no Tio Pepe; e Rodolfo Mayer comanda o Ponte Nova; de Maceió, o chef Vitor Generoso prepara receitas no Oma Pâtisserie; de Brasília, Lui Veronese segue para o Porto Mix; o carioca Paulão estará no La Comédie; e a carioca Maria Victória traz receitas para o Mirage.

Leia também:
2018: o que vem por aí na gastronomia
A gastronomia e as suas várias faces


A etapa seguinte será no dia 20 de março, com o concurso gastronômico para estudantes de diversas faculdades. Por fim, de 13 a 15 de abril, acontece a Feirinha Pernambuco à Mesa, no parque das esculturas do Shopping Recife. Por lá, chefs e culinaristas oferecem pratos especiais em meio a programação à programação musical e outros atrativos gastronômicos.

Programação Pernambuco Bom de Mesa

Até 25 de fevereiro

Festival Gastrô no Shopping Recife
Programação e inscrição: www.shoppingrecife.com.br/festivalgastro

Entre 1º e 3 de março

Restaurantes do Recife, Olinda, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha recebem chefs convidados

Entre 13 a 15 de abril
Feirinha Bom de Mesa, no Parque Praça de Esculturas do Shopping Recife

Veja também

Vida de adulto - o que comer?
Saúde

Vida de adulto - o que comer?

Leveza no almoço: prepare uma refrescante salada de jerimum
Receita

Leveza no almoço: prepare uma refrescante salada de jerimum