Frutas e legumes auxiliam na manutenção hídrica do corpo

Nem só de água vive o homem.

Eles também podem hidratarEles também podem hidratar - Foto: Divulgação

 

Que a água é um elemento insubstituível ao corpo humano, disso ninguém duvida. Sem ela, seria impossível equilibrar a hidratação do organismo, expelir toxinas do corpo e manter o funcionamento de alguns órgãos. Mas saiba que em certos momentos, uma boa mordida nu­ma fruta, legume ou verdura po­de ajudar a suprir a carência pelo líquido mais importante de todos. Só para citar alguns: abobrinha, chu­chu, pêssego, pepino e cebola cozida possuem em torno de 95% de água, enquanto melancia, abóbora, me­lão e cenoura crua em torno de 93%.
Preparar um cardápio que contemple sucos com os itens certos é uma mão na roda quando a vontade é variar em meio a tanto calor. Segundo a nutricionista Helenice Rosa, essas produções, além de hidratar, oferecem outros benefícios indispensáveis.

“Os sucos de frutas e de vegetais naturais contêm de 80% a 95% de água, 5% a 20% de carboidratos, e quantidades significativas de vitaminas e minerais. A vantagem em relação à polpa é que muitos nutrientes presentes nestes alimentos não são perdidos facilmente quando o alimento é manuseado”, diz a especialista, que reforça o consumo in natura. “Porque assim ela não perde a frutose, seu açúcar natural, e menos ainda suas fibras tão importantes para a manutenção do intestino. Portanto, cuidado para não exceder no suco em substituição à água”, completa.

Muito além das frutas, na hora de escolher uma receita que contemple tantos benefícios, uma sugestão culinária é o uso do jerimum, ingrediente tão coringa nos preparos. Por si, tem mais de 85% de água. E na versão cozida é rica em potássio, fibras e fósforo, sendo ainda capaz de auxiliar na preservação dos músculos, prevenção de doenças cardiovasculares e reduzir taxas de colesterol. Um verdadeiro combo nutricional, quando utilizado sem adição de elementos ricos em calorias.

Carência
Diminuir a ingestão de água ou mesmo de alguns dos itens desta matéria, pode gerar consequências prejudiciais ao corpo. “Isso porque, alguns sintomas podem estar ligados diretamente a essa carência, tais como: dor de cabeça, constipação intestinal e ressecamento das mucosas, olhos e pele. Refrigerantes, bebidas açucaradas e energéticos, geralmente contêm grande quantidade de açúcar e conservantes que podem prejudicar nossa hidratação. Assim como bebidas alcoólicas, pois aumentam a diurese e alteram o metabolismo hídrico”, destaca a nutricionista. Alimentos ricos em gorduras e sal, embutidos e muitos industrializados também provocam alterações metabólicas que favorecem a desidratação.

Serviço >
Helenice Rosa
Informações: 98521.8654

 

Veja também

Rodrigo Guimarães é o vencedor da terceira temporada do Mestre do Sabor
Reality

Rodrigo Guimarães é o vencedor da terceira temporada do Mestre do Sabor

Finalistas do Mestre do Sabor querem espantar preconceito e ter chance na TV
Reality

Finalistas do Mestre do Sabor querem espantar preconceito e ter chance na TV