Para ler

Fundador do Slow Food tem livro sobre o movimento reeditado no Brasil

Carlo Petrini leva o leitor a refletir sobre seu papel diante da desigualdade

Carlo Petrini, fundados do movimento Slow FoodCarlo Petrini, fundados do movimento Slow Food - Foto: Slow Food/Divulgação

A Editora Senac São Paulo lançou uma nova edição de um dos livros do italiano Carlo Petrini, reconhecido mundialmente por criar o movimento Slow Food. A associação internacional sem fins lucrativos que, desde 1986, é comprometida em valorizar os alimentos tem sua filosofia explicada em “Slow Food: bom, limpo e justo”. 

A obra analisa as relações entre pessoas, natureza, sustentabilidade, dimensão local, cuidado ecológico e valor do alimento no centro da existência. Em cada capítulo, o autor apresenta uma série de diários com experiências vividas por ele, que traça um paralelo com as teorias desenvolvidas no livro.

Petrini propõe uma “nova gastronomia”. Para ele, o gastrônomo tem o papel de ser uma pessoa ativa na mudança do planeta, rejeitar alimentos provenientes de exploração humana, de meios de transporte poluidores em excesso e de empresas que arruínam culturas locais ao se instalarem nas comunidades.

Serviço

Livro “Slow Food: bom, limpo e justo”, de Carlo Petrini
272 páginas, Editora Senac São Paulo
Preço: R﹩ 62
Onde comprar: https://www.livrariasenac.com.br
 

Veja também

Um brinde: 6 de agosto é Dia Internacional da Cerveja
Cerveja

Um brinde: 6 de agosto é Dia Internacional da Cerveja

Veganismo na gestação
Nutrição

Veganismo na gestação