Saúde

Gastrite: o que evitar e o que consumir no dia a dia?

Segundo estimativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a condição afeta 70% da população do País

Beterraba é um dos alimentos indicados para consumoBeterraba é um dos alimentos indicados para consumo - Foto: Pixabay

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a parede do estômago. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a bactéria H.pylori, que causa a doença, atinge 50% das pessoas no mundo. Já no Brasil, a condição afeta 70% da população, segundo estimativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Felizmente, alguns fatores podem contornar a situação, um deles é a alimentação saudável e equilibrada. 

Causas e sintomas  
O processo inflamatório pode ser ocasionado por diversos motivos, como estresse e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. E, de acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas vão além dos mais conhecidos como dor de estômago intensa, azia (queimação no estômago), sensação de empachamento e enjoos. Podem ocorrer também perda de apetite e presença de sangue nas fezes. O órgão público ainda aconselha procurar um médico, pois, além das causas da gastrite serem variadas, elas podem ter um tratamento diferente.  

Alimentação  
Existem estratégias para modular a inflamação, uma boa alimentação é uma aposta recomendada ao tratamento. A dica é inserir no cardápio alimentos que ajudam a restaurar a mucosa gástrica. "Couve, brócolis, beterraba e lentilha, que são ricos em B9. Investir em chá de alecrim, cúrcuma, chá verde e nozes", recomenda a nutricionista Amanda Sampaio. 

O consumo deve ser de alimentos saudáveis e o mais naturais possíveis, ou seja, os ricos em resveratrol, B9, B12, zinco, vitamina D, prebióticos e quercitina. Além do mais, muitas pessoas têm como opção o leite para tentar se livrar de alguns sintomas típicos da gastrite, porém, essa escolha não é recomendada. "O leite pode até aliviar o desconforto momentâneo, mas se a gastritnão for tratada pode ocasionar problemas mais sérios", alerta a profissional.  

Hábitos e o que evitar 
Algumas mudanças também podem ser feitas, começando a evitar, na medida do possível, industrializados e o excesso de condimentados, carne vermelha, embutidos, temperos industrializados, álcool, alimentos em conservas e defumados, já que contêm nitrosaminas que podem agravar a gastrite, sendo, inclusive pró-inflamatórios. 

Aliás, respeitar o processo de mastigação e a hora de comer é indispensável. "É interessante não ficar muito tempo em jejum, pois pode prejudicar a mucosa por conta do ácido clorídrico do estômago, como não vai ter alimento para digestão o ácido vai ficar em maior contato com a mucosa. A mastigação é um fator que ajuda muito, pois o alimento chega mais triturado ao estômago e não 'machuca' a mucosa", finaliza a especialista. 

O que consumir e o que evitar?

PRIORIZE:  
Maçã
Frutas vermelhas
Pera
Mamão
Melão
Batata
Peixe
Frango
Grãos integrais
Brócolis 

EVITE:
Café
Refrigerantes
Sal em excesso
Frutas cítricas
Enlatados
Frituras
Açúcar
Pimenta
Molhos prontos
Carnes processadas: salsicha, linguiça, bacon, presunto, peito de peru, salame, mortadela

SERVIÇO
Nutricionista Amanda Sampaio 
Consultório: rua João Tude de Melo, 77, Parnamirim
Instagram: @amandasampaio.nutri

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter