Sabores

Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024 será transmitido ao vivo; saiba onde assistir

O lançamento da sétima edição nacional do guia põe fim a um hiato de três anos a última ocorreu em 2020

O jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo comanda a transmissão do especialO jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo comanda a transmissão do especial - Foto: Divulgação

A cerimônia do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024, nesta segunda-feira (20), a partir das 19h, contará com transmissão ao vivo pela edição especial do programa Sabor & Arte, com exibição simultânea no Sabor & Arte 2, canais disponíveis no Samsung TV Plus, sob comando do jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo.

O evento, realizado no Copacabana Palace (RJ), gera muita expectativa por diversas razões. O lançamento da sétima edição nacional do guia põe fim a um hiato de três anos - a última ocorreu em 2020 - e as Estrelas Michelin são muito aguardadas pelos chefs de alta gastronomia.

Ao longo da noite de gala, o assinante do Sabor & Arte irá descobrir quais restaurantes ingressam ou estão mantidos na atualização do guia, além dos selecionados na categoria Bib Gourmand, que reconhece restaurantes de boa qualidade e bom preço.

Destaques
Josimar Melo destaca a inclusão da Estrela Verde, que premia os restaurantes comprometidos com a sustentabilidade. Inédita no Brasil, a categoria visa contemplar estabelecimentos que proporcionam uma experiência gastronômica que combina excelência e responsabilidade ecológica.

O apresentador acredita que, apesar da cautela e do rigor para a inclusão no guia, o cenário pode ter mudado. "Para o Michelin, nenhum restaurante brasileiro tinha a cotação máxima, que são 3 estrelas. De resto, podemos ter várias novidades também nas outras cotações (2 e 1 estrela). Da última edição, contando os restaurantes que ainda estão em atividade, havia três com 2 estrelas, e dez com 1 estrela. A expectativa, claro, é que aumente o número de estrelas no Brasil", diz.

As tradicionais Estrelas Michelin foram distribuídas pela primeira vez em 1926, pouco mais de duas décadas após a criação do guia homônimo pelos irmãos Andre e Edouard Michelin. Para os restaurantes conquistá-las, é preciso atender aos seguintes critérios: qualidade dos produtos; domínio do sabor e técnicas culinárias; a personalidade do chef na cozinha; relação qualidade/preço e a consistência entre visitas. 

SERVIÇO:

Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024

Segunda-feira (20/5), às 19h
Transmissão ao vivo pelo canalSabor & Arte, nas operadoras Claro (561), SKY (495), Vivo (617), Oi (153) e na plataforma de streaming New Brasil Plus. No Samsung TV Plus tem uma versão especial do canal: o Sabor & Arte 2 (2169).

Veja também

NAU Restaurante, em Boa Viagem, agora tem happy hour especial
happy hour

NAU Restaurante, em Boa Viagem, agora tem happy hour especial

Comida de terreiro na programação junina no Sítio Trindade tem, visse?
SÃO JOÃO RECIFE

Comida de terreiro na programação junina no Sítio Trindade tem, visse?

Newsletter