ESTRELAS

Em primeira edição na Argentina, Guia Michelin avalia 64 restaurantes; um teve 2 estrelas

Seis restaurantes, incluindo o Don Julio, teve uma estrela

Don Julio é coroado com uma estrela pelo Guia MichelinDon Julio é coroado com uma estrela pelo Guia Michelin - Foto: Agustin Mercado

O Guia Michelin passou a contemplar a Argentina. A primeira edição no país condecorou seis casas com uma estrela e apenas um restaurante com duas estrelas - o Aramburu, localizado na Recoleta, em Buenos Aires, e capitaneado pelo chef Gonzalo Aramburu.

Entre seis contemplados com uma estrela, o guia gastronômico - o mais tradicional do mundo - coroou com uma estrela o trabalho na parrilla do restaurante Don Julio. A casa, que fica localizada em Buenos Aires, também levou a estrela verde, concedida a restaurantes sustentáveis, e o prêmio de Sommelier do Ano a Martín Bruno. A segunda casa do grupo, o El Preferido, dedicada à cozinha portenha contemporânea, também foi condecorada com a estrela verde. 

Além de Don Julio, os outros restaurantes que ganharam uma estrela foram:  Zonda Cocina de Paisaje (Mendoza), Casa Vigil (Mendoza), Brindillas (Mendoza), Azafrán (Mendoza) e Trescha (Buenos Aires). 

 Apesar do total de 64 restaurantes portenhos e mendoncinos listados, nesta primeira avaliação, nenhum estabelecimento recebeu três estrelas, que estabelece o topo da premiação. Outros sete restaurantes receberam o Bib Gourmand, classificação dada a locais que possuem custo-benefício. 

Conhecido pela hospitalidade, o Don Julio recebeu o Art of Hospitality Award no Latin America's 50 Best Restaurants em 2018, devido o impecável serviço de sala Conhecido pela hospitalidade, o Don Julio recebeu o Art of Hospitality Award no Latin America's 50 Best Restaurants em 2018, devido ao impecável serviço de sala. Foto: Agustin Mercado


Levando a parrilla, traço identitário das raízes culturais da Argentina, à sua expressão máxima, o restaurante Don Julio é uma tradição que não para de evoluir. A casa herdada dos pais e avós pelo sommelier e empresário Pablo Rivero, eleita o segundo melhor restaurante  latino-americano segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 e 19° World’s 50 Best Restaurants 2023, traz para a mesa gado de pasto de Aberdeen Angus e Hereford. Todos os gados são criados no interior da cidade, em meio a um processo ético e respeitoso em todas as fases: da criação ao abate, manejo e cozimento. O processo do campo à mesa lhe rendeu o título de melhor restaurante de carnes do mundo, dado pelo ranking internacional  World’s 101 Best Steak Restaurants.

"Nosso objetivo é que o comensal saboreie o genuíno e o natural, que acreditamos ser o novo luxo. Cada corte  servido no restaurante passa por um processo de maturação diferente, respeitando as reações organolépticas de cada parte, para proporcionar mais maciez e sabor, sem  transformar os sabores primários do animal local", explica Pablo, que, na cozinha, conta com o talento de Guido Tassi, especialista em charcutaria.

Pablo Rivero herdou a casa dos pais e avósPablo Rivero herdou a casa dos pais e avós. Foto: Agustin Mercado


Com o pilar da sustentabilidade, o Don Julio preza pelo vínculo com a natureza do país e com tudo o que acontece no mundo da pecuária e da agricultura, respeitando as estações e cultivos de produtos que se produzem em cada época do ano. Dentro deste mundo está a horta comunitária, no bairro de Palermo Vermelho, localizada a poucos metros do restaurante. A casa também possui um projeto de pecuária regenerativa, onde tudo no gado é aproveitado e sua criação e sistemas de produção geram um impacto mínimo ao meio ambiente.

Além da carne, sustentabilidade e sazonalidade, o vinho também é um dos pontos fortes do restaurante. A impressionante vinícola, que possui mais de 14 mil rótulos de vinhos argentinos, é cuidadosamente selecionada por Pablo.  Conhecido pela hospitalidade e carinho que traz à mesa, o Don Julio, em 2018, recebeu o Art of Hospitality Award no Latin America's 50 Best Restaurants, devido o impecável serviço de sala comandado por Valeria Mesones.

Serviço:
Don Julio
Guatemala 4691, Palermo Viejo,
Buenos Aires, Argentina
Tel: +(5411) 4831-9564

Veja também

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança celebra 30 anos
celebração

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança celebra 30 anos

Zona Norte do Recife terá novo restaurante de comida asiática; conheça o futuro Omar
Gastronomia

Zona Norte do Recife terá novo restaurante de comida asiática; conheça o futuro Omar