Hidratação não é apenas com água

Com moderação, frutas são boas fontes de líquido para o corpo. É preciso ficar atento às calorias

Junior Matuto em entrevista à Rádio Folha FM 96,7Junior Matuto em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

 

Que a água é fonte indispensável de hidratação, todo mundo já sabe. Aliás, quem nunca foi cobrado por amigos e parentes a consumir ao menos dois litros por dia, a depender do tamanho e peso do indivíduo, com o copo de casa ou do trabalho sempre abastecido?

Dentro dessa cobrança certeira para a manutenção do corpo, vale lembrar que alguns alimentos também podem auxiliar nessa tarefa, às vezes escanteada da rotina.
Frutas como melancia e melão são compostas basicamente por água e repõem parte do nosso líquido perdido durante o dia.

O suco natural de cada uma, assim como abacate, acerola e kiwi também se tornam recursos complementares à hidratação, quando consumidos moderadamente. “Cuidado na composição nutricional dessas frutas, porque elas são acompanhadas ainda por vitaminas, minerais e carboidratos. Então, a quantidade deve se encaixar corretamente na dieta individual. Pessoas com problemas renais, por exemplo, devem evitar potássio, um componente abundante na banana, entre outras restrições de acordo com a pessoa”, explica a nutricionista do hospital Santa Joana, Jacqueline Costa.
De olho nas recomendações, a orientação geral é substituir a ingestão de água em até 10% para as opções alternativas. Ou seja, nem de longe se pode eliminar uma fonte tão abundante e acessível na natureza. “Sua ausência ou diminuição pode ocasionar fadiga, câimbra, náuseas e até taquicardia. Sintomas que muitas vezes não relacionamos com a ausência de líquido”, alerta a nutricionista.

Para a boa hidratação também é aconselhado o consumo de isotônicos, bastante usados por atletas após transpiração intensa. “Ele repõe mais rapidamente os sais minerais perdidos pelo suor, cumprindo o papel de manter os nutrientes circulando no corpo”, completa. Função tão importante quanto o sumo natural da água de coco, com poucas calorias e rica em potássio e nutrientes.

 

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