Investigação sobre o tomate virou documentário

Jornalista francês vasculhou cadeia produtiva e transformou em livro

O jornalista francês, Jean-Baptiste Malet, pesquisou ingrediente e cadeia em todo o mundoO jornalista francês, Jean-Baptiste Malet, pesquisou ingrediente e cadeia em todo o mundo - Foto: Divulgação

Ele foi da China aos Estados Unidos para descobrir de onde vêm e como são beneficiados os tomates que compõem molhos industrializados como o catchup ou os extratos concentrados. Ele é o jornalista francês investigativo Jean-Baptiste Malet, autor do livro “L’Empire de l’or rouge” (O Império do Ouro Vermelho), publicado em 2017 e vencedor do Prix Albert Londres, em 2018.

Na próxima segunda, 16, a Aliança Francesa Recife, no Derby, vai exibir o documentário originário do livro com a presença de Jean, que participará de um debate com o público.

Durante dois anos, Malet entrevistou personagens de toda a cadeia produtiva do tomate: comerciantes, colhedores, empreiteiros, camponeses, geneticistas, fabricantes de máquinas e até mesmo integrantes da máfia italiana.

Leia também
Dia da Gula: aprenda a fazer uma pizza de brownie
Tomate é unanimidade na cozinha


Suas pesquisas confirmaram que o tomate, em menos de um século, virou alimento base da humanidade, mas, apesar da relevância, ninguém sabe exatamente de onde vem e como é transformado pela indústria.

SERVIÇO

Documentário “L’Empire de l’or rouge”
(O Império do Ouro Vermelho)
Quando: 16/9, às 19h
Onde: Auditório da Aliança Francesa do Derby - rua Amaro Bezerra, 466
Inscrições: gratuitas e mediante lotação do espaço
Mais informações no site 

Veja também

Obesidade: ganho de peso tem a ver com genes
Saúde

Obesidade: ganho de peso tem a ver com genes

Arroz: descubra os substitutos à altura de uma parceria com o feijão
Gastronomia

Arroz: descubra os substitutos à altura de uma parceria com o feijão