Asiático

Jantar com Telma Shiraishi e Saburó Matsumoto acontece no Recife, em 3 de agosto

Chefs servem menu degustação com referências nipônicas e brasileiras no Cais do Sertão

Telma e Saburó assinam jantar único na Capital pernambucanaTelma e Saburó assinam jantar único na Capital pernambucana - Foto: Divulgação

Leia também

• Saburó no #50bestdiscovery

• Conheça os novos pratos de jantar do Arvo Restaurante

Um grande encontro para celebrar a conexão entre Brasil e Japão acontecerá no dia 3 de agosto, no Recife. Promovido pela Japan House, equipamento em São Paulo dedicado à promoção e difusão da cultura nipônica, realizará único jantar no Cais Rooftop Lounge Bar, no Bairro do Recife, localizado no terraço do museu Cais do Sertão.

À frente do evento gastronômico, o pernambucando descendente de japoneses, André Saburó Matsumoto (Grupo Quina do Futuro), e Telma Shiraishi (embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa no Brasil), do aclamado restaurante Aizomê, com duas unidades na capital paulistana, conhecida como uma das sumidades quando o assunto é cozinha asiática. Shiraishi participará de forma remota e vai ser representada pela equipe do Aizomê. Após a estreia no Recife, o evento ganha nova edição em São Paulo no dia 30 de agosto. O evento conta com o apoio da Beam Suntory Brasil e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão).

O jantar no Recife
Desenvolvido com exclusividade por Telma e Saburó, o menu degustação do jantar agrega as particularidades de cada chef, inspiradas pela mostra “Japonésia”, mostra em cartaz no próprio Cais do Sertão também promovida pela Japan House. Para além das origens, Saburó e Telma têm o afinco técnico nas execuções em comum. O menu da noite terá cinco etapas e contará com harmonização com drinques. 

Abrem a noite, o Hotate to Umibudo (vieiras e algas em esferas), dando rima a insumos de duas ilhas distantes do Japão: Hokkaido e Okinawa, com sua adorada alga conhecida como uvas do mar. Em seguida, será servido o Ichigo-Ni pernambucano, um caldo claro com frutos do mar, emblemático na província de Aomori.

Ainda na categoria de cozinha “quente”, haverá o Taiyô Maguro, um atum de sol (o peixe preparado à semelhança da carne de sol bovina), acompanhado de mousseline de inhame e queijo de coalho, mais farofa de shissô e cebolas caramelizadas. Aqui, o litoral japonês e a costa nordestina se conectam pelo atum com classificação tipo exportação, pescado que é motivo de pesquisas constantes de Saburó, que vem desenvolvendo técnicas de abertura e corte, e receitas inéditas com o peixe conhecido como o velocista do mar. 

Semelhanças
O processo de cura de peixes com sal no Japão e o processo de cura de carne vermelha com sal em Pernambuco, além do apreço em comum pelo inhame. O mesmo pode-se dizer do polvo, que estrela na 4ª etapa, o Tako to Kuromai, com o molusco grelhado ao dashi com açafrão, arroz negro (famoso na ilha de Kyushu) com cogumelos e aïoli de alho negro - especialidade da região de Aomori. Encerra a noite o Sanshoku Choux Cream, receita popular de Yogashi, em três sabores: baunilha, matchá e chocolate.

Os chefs
Telma Shiraishi

Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi é chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo (e do Brasil), o Aizomê. Além disso, é Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil e também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado do Japão em São Paulo. Em 2022, foi eleita Melhor Profissional de Cozinha Japonesa no prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa.

André Saburó
É o chef que comanda o Quina do Futuro, um dos principais restaurantes de culinária japonesa do Brasil, localizado na cidade de Recife, em Pernambuco, que foi fundado em 1986 por seu pai. Em 2018 e 2019, Saburó foi eleito Sushiman do Ano pela premiação da revista Prazeres da Mesa, considerada de suma importância para o setor gastronômico nacional.

A exposição
Em cartaz no Museu Cais do Sertão até 28 de agosto, a exposição “Japonésia” no Recife é uma realização da Japan House São Paulo com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Empetur e Cais do Sertão, com o com apoio do Consulado Geral do Japão em Recife. Desde 2021, para ampliar a difusão da cultura japonesa, a Japan House São Paulo tem intensificado seu programa de itinerância de exposições por meio de parcerias inéditas com instituições do Brasil e América Latina.

Serviço
Experiência JHSP: uma viagem gastronômica pelo Japão com os chefs Telma Shiraishi e André Saburó
Quando: 3 de agosto de 2022 
Horário: exposição aberta para visitação - das 17h às 19h; jantar - às 19h (10 minutos de tolerância)
Onde: Cais Rooftop Lounge no Bairro do Recife
Valor: R$ 330
Inscrição: via Sympla (vagas limitadas)

Veja também

Dia do Garçom: conheça histórias de profissionais antigos no Recife
Gastronomia

Dia do Garçom: conheça histórias de profissionais antigos no Recife

Aprenda os truques do bolo inglês tradicional
Receita

Aprenda os truques do bolo inglês tradicional