Kombucha

Kombucha: 10 dúvidas sobre a bebida milenar que está em alta

Produzida a partir da fermentação do chá verde, branco ou preto, a Kombucha possui inúmeros benefícios à saúde e virou tendência na internet.

KumbuchaKumbucha - Foto: Divulgação

Criada na China, a Kombucha (pronunciada como “combutchá) é uma bebida que existe há mais de 2 mil anos. No Brasil, chegou de mansinho no Brasil e já se tornou a “queridinha” dos adeptos de uma alimentação saudável. 

Confira algumas respostas fornecidas pela engenheira de alimentos, Gislaine Santana, sobre essa bebida probiótica.
 
O QUE É A KOMBUCHA?
Kombucha é uma bebida feita principalmente a partir dos chás Camellia sinensis adoçados - os mais comuns são chá verde, chá branco ou chá preto, fermentada por micro-organismos que auxiliam o funcionamento do organismo. É produzida com ingredientes naturais, sem conservantes, além de conter pouco açúcar e baixo teor de calorias.
 
PROBIÓTICO? O QUE É ISSO?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, “probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo”.
 
COMO É O PROCESSO DE PRODUÇÃO?
A Kombucha é feita a partir do chá adoçado com açúcar e fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como “scoby”. O açúcar funciona como alimento para os micro-organismos, fazendo com que eles se multipliquem e comecem a produzir inúmeras substâncias.
 
O QUE É SCOBY?
Em inglês: Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast. Traduzindo: Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras. “O S.C.O.B.Y é composto de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca gelatinosa e translúcida. Quando adicionado ao chá adoçado, o transforma na Kombucha, uma bebida refrescante, levemente gaseificada, ácida e adocicada, que pode ser também saborizada com frutas, vegetais e especiarias”, explica Gislaine.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA BEBIDA?
Em virtude do processo de fermentação natural, a Kombucha possui microrganismos e, por isso, seu consumo diário pode trazer diversos benefícios para a saúde. Dentre os mais comumentes relatados estão o auxílio na digestão, no emagrecimento, além de possuir ação antioxidante, anti-inflamatória e ser uma fonte de energia.
 
POSSUI ÁLCOOL? E AÇÚCAR?
Sim. A bebida possui uma pequena quantidade de açúcar e por ser fermentada, também pode possuir um pequeno percentual de álcool (no máximo 0,5%). Por este motivo é fundamental fazer o armazenamento correto da mesma para que estas características sejam mantidas até o consumo.
 
EXISTE RESTRINÇÃO DE CONSUMO?
Por ser uma bebida fermentada e por apresentar um pequeno percentual de álcool, crianças e idosos devem consumir de forma equilibrada, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas devem consultar o médico antes do consumo. O restante das pessoas deve consumir moderadamente já que, por estimular o sistema gastrointestinal, pode causar desconfortos.
 
QUAL O SABOR?
Há diversos sabores disponíveis das Kombuchas no mercado. “O consumidor deve se atentar em escolher sabores que possuam ingredientes benéficos à saúde. Há várias combinações interessantes e saborosas no mercado, como: Hibisco & Cranberry, Limão, Matcha & Gengibre e Manga & Cúrcuma. As Kombuchas também podem ser apresentadas com sabores de fruta, como: Manga, Maçã e Uva”, conta Gislaine.
 
DÁ PARA FAZER EM CASA?
Sim. É possível preparar as Kombuchas em casa desde que haja os produtos necessários para a preparação como o S.C.O.B.Y e um starter, além dos ingredientes básicos (chá, açúcar e algo para dar sabor, se o consumidor desejar, como frutas e especiarias). “Todos os produtos podem ser adquiridos na internet ou em loja de produtos naturais, porém deve-se estar atento para a qualidade do scoby e demais insumos, para evitar riscos de contaminação”.
 
É POSSÍVEL COMPRAR PRONTA?
Sim! A compra das Kombuchas prontas é mais prática do que produzir o produto em casa, pois no ambiente doméstico o consumidor terá maior dificuldade em controlar aspectos importantes de fermentação, como formação de álcool e gás. “Encontramos diversas opções de Kombuchas no mercado. O consumidor deve escolher aquela que lhe agrade e que combine mais com seu estilo de vida”, explica a engenheira de alimentos.
 

 

Veja também

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro
Páscoa

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional
Sabores

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional

Newsletter