Vinho

Live discutirá os benefícios do consumo do vinho

Cardiologista e sommelière conversarão sobre teor alcoólico e outros aspectos

Beber vinho regularmente faz bem à saúde?Beber vinho regularmente faz bem à saúde? - Foto: Divulgação

Leia também

• Vinhos míticos: Pétrus

• Os melhores vinhos nacionais de 2020 serão apresentados em novembro no RS

• Curso online promete desvendar o mundo dos vinhos

Tema recorrente em seminários de Medicina e revistas de gastronomia, a relação entre consumo de vinho e saúde será discutida em uma live no Instagram @vivinobr pela sommelière Lindslei Monteiro e pela cardiologista Sheila São Pedro. O bate papo será no dia 24 de julho, às 20h. O objetivo é orientar o consumidor sobre quais tipos de vinho podem ser consumidos com mais frequência por conta do teor alcoólico moderado. 

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e combate de doenças, principalmente cardiovasculares e renais. Na verdade, o real benefício vem do consumo de uma substância chamada polifenóis, como os flavonoides e o resveratrol, que inibem a oxidação do colesterol ruim (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade) e diminuem a agregação plaquetária no sangue, contribuindo para melhorar a função vascular.
   
“Essas substâncias estão presentes principalmente nas frutas de coloração mais avermelhadas e roxas como uva, amora, jabuticaba, cereja, mirtilo, ameixa e alguns legumes. Sendo assim, consumir uma taça de vinho diariamente, de forma moderada, pode fazer bem ao coração”, afirma Sheila São Pedro, médica cardiologista na Clinicor Jundiaí, em São Paulo. Por fim, de acordo com Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo moderado de vinho tinto significa uma dose diária (150ml) para mulheres e duas doses para homens (300ml).

 

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter