Televisão

Livro comemora os 90 anos de Palmirinha

Editora Alaúde lança em seu site um kit especial em homenagem à culinarista

A culinarista Palmirinha Onofre, 89 anos.A culinarista Palmirinha Onofre, 89 anos. - Foto: Divulgação

Nos últimos 90 anos, o planeta comemorou o fim de mais uma guerra (1945) e a queda do Muro de Berlim (1989). A humanidade chorou o fim dos Beatles na década de 70 e, em 80, ficou assustada com a evolução da Aids, além de uma série de outros fatos importantes.

No Brasil, também há marcos importantíssimos registrados entre 1931 e 2021. A primeira emissora de TV, por exemplo, foi inaugurada em 1950. E nela os brasileiros têm acompanhado as mudanças políticas, sociais e econômicas do país, como a chegada da nova moeda, o Real. E foi a TV que também apresentou para o Brasil Palmira Nery da Silva, a Palmirinha, vovó mais querida da culinária brasileira e que, no próximo dia 29 de junho, completa seu nonagésimo aniversário.

Para celebrar a data, a Editora Alaúde lançou kit especial da obra O grande livro da Palmirinha composta pelo livro – com mais de 1000 receitas do acervo especial de Palmirinha - e uma sacola tipo ‘eco-bag’ personalizada.

Natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo, Palmirinha começou a cozinhar ainda criança, para ajudar nas despesas da casa, e não parou mais. Depois de se separar do marido, sustentou e educou as três filhas – Tânia, Sandra e Nancy –, com o que obtinha das vendas de salgadinhos e doces, em especial os sonhos recheados com creme

Foi como personagem de uma reportagem exibida no Programa da Sílvia Poppovic, na década de 90 que Palmirinha apareceu pela primeira vez na televisão. Sem pensar duas vezes, ela fez suas famosas empadinhas e as levou de presente para a apresentadora, que gostou tanto que divulgou no ar o telefone de Palmirinha. Após essa primeira aparição, começaram a surgir inúmeras encomendas e também o convite para participar do programa Note & Anote, de Ana Maria Braga. Desde então, ela foi adotada por todos os brasileiros como a vovó mais querida do Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Palmirinha colaborou com algumas publicações, revistas e pequenos livros de receitas. Mas foi em 2018 que, por meio da Editora Alaúde, que ela lançou O grande livro da Palmirinha, com 1000 receitas, considerada a sua maior e melhor obra.

Atualmente Palmirinha tem quase 800 mil seguidores em sua página no Instagram. Por lá, além de dicas e receitas, ela compartilha fotos do seu cotidiano com os seus seguidores. As imagens postadas nos dias em que recebeu as doses da vacina contra o coronavírus tiveram juntas quase 200 mil curtidas e milhares de comentários de brasileiros famosos como Astrid Fontenelle, Patrícia Poeta e Ary Fontoura; e outros tantos anônimos que fizeram questão de registrar ali seu carinho à vovó.

 

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter