Livro resgata a tradição das produções gastronômicas

Obra de Nininha Carneiro da Cunha tem 641 receitas. O livro será relançada dia 5 de junho, no Museu do Estado de Pernambuco

Livro Comida & TradiçãoLivro Comida & Tradição - Foto: Divulgação

A segunda edição do livro “Comida & Tradição, Receitas de Família”, escrita por Nininha Carneiro da Cunha, será lançada dia 5 de julho, às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco. A publicação tem texto do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Ricardo Leitão, e do filósofo Gilberto Freyre - que escreveu no prefácio da primeira edição e agora ganha acréscimo do pesquisador Raul Lody.

São 641 receitas, algumas delas ilustradas com fotos decoradas com louçaria, toalhas e talheres. Na primeira parte, o tema é ‘comidas das festas e do cotidiano’, que inspira boa parte das produções do dia a dia e de datas especiais como o Natal. Para ter uma ideia, no que se refere às produções de final de ano, há receitas de peru assado com recheios; leitão; pastéis; bolos tradicionais; torta de amêndoas e outros. Já para a Semana Santa tem feijão de coco; quibebe; fritada de bacalhau; peixe de coco; e sobremesas típicas.

Leia também:
Receita: aprenda a fazer uma torta vegana
Histórias de quem persistiu na gastronomia
Quintal Clandestino une música e gastronomia

A obra é relançada “não apenas para que se mantenham vivos o ‘como fazer’ e o ‘como comer’ regional. Mas, também, a exemplo do que fazem outras culturas, tratar a culinária como um bem patrimonial, um bem que expressa, entre outros valores, uma saborosa e original mistura de culturas, no forno e no fogão”, defende Ricardo Leitão no texto inicial.

Veja também

Curso gratuito e on-line de bolo caseiro acontece dia 20 de Abril
Capacitação

Curso gratuito e on-line de bolo caseiro acontece dia 20 de Abril

Rico em fibras e proteína, cogumelo é ingrediente versátil na cozinha
Saúde

Rico em fibras e proteína, cogumelo é ingrediente versátil na cozinha