Sabores

Neurônios seriam os culpados pelo desejo irresistível por doces

Com esta descoberta, cria-se uma esperança para avançar em investigações mais precisas para as pessoas que sofrem de excesso de peso

Brigadeiro Brigadeiro  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quem é o culpado pelo desejo de comer doces ou chocolate quando o estresse é grande? Uma equipe de pesquisadores japoneses identificou os neurônios responsáveis ​​por essas tentações súbitas. Com esta descoberta, cria-se uma esperança para avançar em investigações mais precisas para as pessoas que sofrem de excesso de peso.

Cientistas do Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas, localizado na prefeitura de Aichi, descobriram que quando estimulavam em ratos os neurônios conhecidos por sua relação com estresse, seu desejo por carboidratos multiplicava. Os roedores estudados comeram três vezes mais rações açucaradas que sob condições normais, enquanto reduziram a metade as gorduras ingeridas.

Leia também:
Comer peixe leva a um sono melhor, segundo pesquisa
Pesquisadores identificam gene que pode ampliar eficiência na produção de etanol

Este estudo, que será publicado na edição on-line da revista americana Cell Reports, é o primeiro a demonstrar o papel do cérebro nas preferências de carboidratos ou gorduras, explicou Yasuhiko Minokoshi, que liderou a pesquisa.  "Muitas pessoas que comem muito doces quando estão estressadas, muitas vezes pensam que é culpa própria porque não conseguem controlar seus impulsos", mas na realidade pode ser uma questão de neurônios, disse Minokoshi à AFP.

No entanto, o pesquisador foi prudente e enfatizou que ainda falta tempo para que esses conhecimentos permitam tratamentos específicos. Uma simples supressão desses neurônios poderia ter efeitos colaterais, advertiu. "Mas se encontrássemos uma molécula específica nos neurônios poderíamos visá-la para suprimir algumas de suas funções, isso ajudaria a reduzir o consumo excessivo de carboidratos". Já a ativação desta molécula poderia ser útil para os pacientes que consomem muita gordura.

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter