Sabores

Neurônios seriam os culpados pelo desejo irresistível por doces

Brigadeiro Brigadeiro  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quem é o culpado pelo desejo de comer doces ou chocolate quando o estresse é grande? Uma equipe de pesquisadores japoneses identificou os neurônios responsáveis ​​por essas tentações súbitas. Com esta descoberta, cria-se uma esperança para avançar em investigações mais precisas para as pessoas que sofrem de excesso de peso.

Cientistas do Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas, localizado na prefeitura de Aichi, descobriram que quando estimulavam em ratos os neurônios conhecidos por sua relação com estresse, seu desejo por carboidratos multiplicava. Os roedores estudados comeram três vezes mais rações açucaradas que sob condições normais, enquanto reduziram a metade as gorduras ingeridas.