O Quilo é Nosso vai selecionar o melhor self-service
Competição da Abrasel pretende valorizar os restaurantes a quilo
Segue até o dia 26 de setembro a edição 2019 do concurso nacional "O Quilo é Nosso", promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com atuação também em Pernambuco.
O concurso consiste em avaliar e premiar os melhores restaurantes a quilo do Brasil, a partir da avaliação de jurados convidados e da votação aberta ao público via internet.
Muita gente não sabe, mas o sistema de vender comida pesada em balança - o self-service - é uma criação brasileira, quando o primeiro estabelecimento desse tipo surgiu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no ano de 1984. De lá para cá, o serviço virou uma febre em todas as cidades do Brasil e é a principal forma de se alimentar fora de casa, no dia a dia.
A primeira fase da competição
No Recife, há nove restaurantes no páreo: Galettus Ipsep, Galettus Boa Viagem, Cia do Chopp, Hakata, Restaurante Escola Senac, Ilha da Kosta 2, Ilha Sertaneja e Victória Grill. Já em Jaboatão dos Guararapes, o Beto´s Bar é o único representante.
Cada estabelecimento escolhe um prato para ser avaliado e, portanto, incluem no bufê a quilo. Após votação de jurados e público cliente, serão contabilizados os três mais votados por Estado.
Leia também
Mais mulheres na cozinha
Entre Amigos Praia reforça o cardápio
Em seguida, os três melhores regionais irão participar de uma competição local para os jurados escolhidos pela Abrasel-PE. Essa competição será realizada na escola gastronômica do Senac Pernambuco no dia 8 de outubro. A quarta fase da competição é quando o 1º lugar em votos irá concorrer à etapa nacional, em São Paulo, no final de outubro, durante o congresso anual da revista especializada Prazeres da Mesa.
CRITÉRIOS
De acordo com Eduardo Salazar, um dos diretores locais da Abrasel, os critérios a serem avaliados na hora da votação são: Ambiente, Atendimento, Limpeza, Qualidade geral do bufê e Receita participante do concurso. Quem quiser votar nos restaurantes pernambucanos participantes, pode fazer no site do O Quilo é Nosso.