Para amenizar o calor do Verão: confira receitas de sucos

Além da água, os sucos de frutas podem ser aliados no combate à desidratação

A iniciativa tem o objetivo de incrementar a produção agrícola na região semiárida do EstadoA iniciativa tem o objetivo de incrementar a produção agrícola na região semiárida do Estado - Foto: Divulgação

Falar que é preciso reforçar a hidratação nos meses mais quentes do ano parece que é chover no molhado - bastante óbvio. Mas há quem ainda não tenha o hábito de be­ber os dois litros mínimos diários recomendados por médicos e nutricionistas. Mas com os termômetros batendo constantemente os 30ºC, não dá para vacilar. Lembre-se que nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água, portanto, necessita se manter bem abastecido do líquido para realizar suas funções.

Essa quantidade deve ser aumen­tada em dias de calor intenso. O Ministério da Saúde orienta que se priorize a ingestão de água, mas água de coco, sucos, chás e fru­tas podem entrar nessa cota de hidratação a mais, e ainda alimentam. Dá uma olhada nas nossas dicas de sucos, no Recife, para ajudar o corpo a atravessar um dia de forno.

Na recém-inaugurada Deltaexpresso Cais do Imperador, até o dia 31 de janeiro, a casa piloto do modelo coffee bar da rede portuguesa de cafeterias está vendendo itens voltados para o alto verão. Além dos geladíssimos fresh tea, que combina menta, gengibre e abacaxi e o lemon twist, um chá com propriedades antioxidantes aromatizado com morango, baunilha e limão, o estabelecimento acrescentou por tempo limitado o rooibos tea - que é um tentador frapê cremoso de musse de limão. Já tradicionais do grupo, os milk-shakes engordativos seguem fazendo sucesso e, se não hidratam, rebatem o calorzão como nada mais. De quebra, essa unidade do Delta oferece como plus uma das vistas mais bonitas da Cidade: fica na margem do Capibaribe.

Já na Bravo Açaí, que fica no Recife Antigo, além dos shakes de açaí, bem geladinhos, a categoria de sucos naturais é bem interessante. O arpoador e o trancoso, fotografados para essa matéria, são as apostas para o verão. O primeiro tem base de água de coco, hortelã, raspas de limão e uva verde. Já o arpoador leva laranja, abacaxi e banana. Mais refrescante ainda é o que combina melancia, limão e gengibre ou o palmares, com abacaxi, morango e laranja.

Atenção

Durante o verão, os órgãos de saú­de orientam que grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão de água mineral. Esse cuidado deve ser redobrado quando se está em lugares de clima seco. Ao longo da prática de atividades físicas, passeios ao ar livre durante o dia e em festas, sobretudo naquelas em que se ingere bebida alcoólica.

Como identificar um quadro de desidratação? Pode variar de leve a grave, mas alguns sinais são clássicos: sede exagerada, boca seca, redução do suor, olhos fundos, dor de cabeça, sonolência, tonturas e até aumento da frequência cardíaca.

Receitas:
(Sugestões da loja Açaí Concept Boa Viagem)

Detox laranja*

Ingredientes
10 a 20 acerolas, meia cenoura, duas ou três rodelas de abacaxi e 5 folhas de hortelã, 200ml de água.

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em copo de 300ml. Tem 43 calorias.

Benefícios
combate colesterol ruim, atua contra a insônia, os males cardiovasculares, entre outros.

Detox vermelho*

Ingredientes
10 uvas sem sementes, 10 a 20
acerolas, meia beterraba, fatia bem fina de gengibre e 200ml de água.

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe em peneira e sirva em copo de 300ml. Tem 58 calorias.

Benefícios
Termogênico, auxilia no processo de emagrecimento, combate radicais livres.

*As quantidades das frutas das receitas são as da polpa concentrada de 100g que a casa usa nos seus sucos, portanto as medidas caseiras podem variar

Veja também

Brasil na final da ginástica artística, mas longe do pódio
JOGOS OLÍMPICOS

Brasil na final da ginástica artística, mas longe do pódio

'Misto quente chique' elimina a estilista Juliana do MasterChef
Masterchef

'Misto quente chique' elimina a estilista Juliana do MasterChef