SAÚDE

Parece, mas não é: conheça alimentos que parecem saudáveis

Alguns itens são considerados light, mas carregam vários componentes que comprometem a saúde

Pão integral industrializado: de saudável não tem nadaPão integral industrializado: de saudável não tem nada - Foto: Divulgação

Leia também

• Alimentação ruim e obesidade, as duas faces da má nutrição

• Nutrição: mandioca é saúde no prato do dia a dia

Barra de cereal, pão integral, iogurte grego e suco de caixinha - aquele que crianças bebem tanto na hora do lanche. Parece uma lista acima de qualquer suspeita quando se trata de serem elementos saudáveis. Mas acredite, a verdade não é bem essa. Quem desfaz essa falácia é nutricionista doutora da USP e autora do best-seller “O peso das dietas”, Sophie Deram. Para ela, é preciso muita atenção na hora de fazer mudanças na alimentação. Muitos optam pelos alimentos “light”, que podem não ser a melhor escolha do ponto de vista de saudabilidade.
 
“Eles apontam, por exemplo, que têm redução de gordura. Na verdade, esses itens ficam sem um gosto bom se diminuírem esse teor. Para resolver isso, os fabricantes colocam mais farinhas ou açúcares na composição do que nos tradicionais. Observamos que quando as pessoas comem algo ‘light’, a tendência é consumir mais e temos duas hipóteses para explicar isso: uma delas é quando a pessoa acha que pode comer mais por ser ‘light’; a outra é o fato de a pessoa não estar satisfeita, porque não é isso que ela queria de fato comer”, explica Deram.

Quanto à lista que abre essa matéria, a especialista dá nome aos bois e detalha o porquê de não serem exatamente bons para a saúde, confira: 

Barras de cereais
“As barras de cereais, geralmente, são vendidas como um alimento prático que tem uma grande fonte de fibras. É até verdade, mas é preciso alertar às pessoas que os fabricantes usam muitos açúcares para grudar essas fibras. Os consumidores devem estar sempre de olho nesse quesito”, orienta Sophie.

Sucos de caixinha
“Muitos acreditam que esses sucos vêm só da fruta. Acreditam que são saudáveis porque as frutas vêm com fibras e compostos naturais. Mas esses sucos são sempre muito refinados e contêm uma concentração muito grande de açúcar”, explica.

Iogurte grego
“Esse iogurte é conhecido como um alimento saudável com bastante proteína e matar a fome. Mas a maioria tem uma grande quantidade de açúcares escondidos”, diz.

Pão integral
“Esse tipo de pão ainda é muito industrializado, então se eu pudesse dar uma dica, acredito que seria sempre escolher os pães caseiros ou de padaria que tem menos ingredientes. Eles são a melhor alternativa para quem gosta e quer algo realmente mais saudável”, conclui.

Veja também

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional
Sabores

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional

Livro "Disfrutar" reúne principais criações de chefs espanhóis triestrelados
Sabores

Livro "Disfrutar" reúne principais criações de chefs espanhóis triestrelados

Newsletter