Pernambucanas disputam 1º Campeonato Brasileiro de Latte Art com leite vegetal

Participarão 32 baristas do País; o vencedor será conhecido em 13 de março

Competição NaveiaCompetição Naveia - Foto: Divulgação

Duas pernambucanas participam do 1º Campeonato Brasileiro de LatteArt com Deleite Vegetal. A competição é promovida pela Naveia,  primeiro leite vegetal de aveia do Brasil, e tem o intuito de marcar o lançamento do Naveia Barista, que é uma versão mais densa com a proposta de usar especialmente com café. 

Participarão, a partir desta segunda-feira (1), 32 baristas (de 17 cidades e 14 estados brasileiros) selecionados por Tiago Rocha, o anfitrião do sorteio, em disputas definidas em chaves definidas por sorteio. A competição funciona no formato TNT (Thursday Night Throwdown), dinâmica no sistema mata-mata que é muito comum em competições do gênero. 

Lidiane Santos e Carolina Xavier representarão o Estado no campeonato. A primeira é sócia-proprietária do Kaffe Torrefação e Treinamento. É barista há 11 anos e certificada pela Specialty Coffee Association – SCA. Já a segunda tem 26 anos, formada em gastronomia e se dedica ao café desde 2015, trabalhando na Kaffe.

Campeonato

O campeonato funciona com disputas. A cada batalha, dois baristas se enfrentam, cada um com um desenho, utilizando o Naveia Barista e as técnicas free pour (usando apenas a leiteira) ou etching (desenhando no café com ajuda de um palito), como preferirem. Eles serão avaliados por Tiago Rocha, um convidado e pelo público. Serão realizadas quatro batalhas por dia, sempre nos stories do Naveia (@naveia), durante duas semanas. 

O vencedor, que será conhecido em 13 de março, ganhará uma passagem para Taiwan,  onde acontece o mundial de latte art em novembro.

Veja também

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico
Saúde

Itens como macaxeira fornecem energia e garantem o fortalecimento do sistema imunológico

Tem formiga no prato: o sucesso das tanajuras e outros insetos na culinária
Comidas exóticas

Tem formiga no prato: o sucesso das tanajuras e outros insetos na culinária