A-A+

Pesquisa revela que 83% dos brasileiros consomem pratos típicos da região onde moram

Feijoada aparece como preferência nacional, mas cuscuz reina como favorito no Nordeste

CuscuzCuscuz - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Comer pratos típicos de seus estados é um costume entre 83% dos brasileiros. É o que revela uma pesquisa encomendada pelo aplicativo de delivery de comida 99Food aos institutos Datafolha e Ipsos.

Os dados revelados pelo estudo demonstram a ligação dos brasileiros com a comida regional como forma de valorização das tradições familiares, além do aumento do consumo deste tipo de refeição também nos aplicativos de delivery.

O Nordeste aparece como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica (93%), seguida da região Sul (87%). Entre os participantes, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região, enquanto 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Já 28% afirmam que é uma forma de manter as tradições.

A pesquisa aponta também o uso das plataformas digitais para o consumo dessa comida no dia a dia. Segundo o levantamento, 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% pedem ao menos uma vez por semana. Metade das pessoas ouvidas  diz que entre os últimos dez pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira.

Os pratos favoritos também foram citados no estudo. Nacionalmente, a feijoada foi a comida mais lembrada pelos entrevistados (13%). A preferência pelo cuscuz se destaca no Nordeste (22%). Já no Sul, o que prevalece é churrasco (30%). 

Com o objetivo de valorizar as raízes brasileiras e a comida local, a 99Food lançou o projeto Cozinheira & Brasileira. É uma seleção de receitas de pratos típicos de diferentes regiões, todas ligadas às histórias de famílias e tradição, executadas por mulheres. As receitas serão disponibilizadas no portal da iniciativa.

Veja também

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional
Doador de Medula

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional

Como os alimentos podem evitar ou agravar as alergias?
Saúde Alimentar

Como os alimentos podem evitar ou agravar as alergias?