WEB

Portal ajuda a conhecer os territórios protegidos pelas Indicações Geográficas (IGs)

Novo portal "Sebrae Origens" revela diversos territórios brasileiros diferenciados

Grãos de caféGrãos de café - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Para quem quer enteder melhor a importância dos produtos registrados com Indicação Geográfica brasileira (IG), o Sebrae lançou um novo conteúdo no seu portal que é o resultado de décadas de trabalho sobre o assunto. A plataforma tem informações para os pequenos negócios do país envolvidos na elaboração desses produtos oriundos de territórios reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e que valorizam a tradição, a cultura e a biodiversidade.

Na lista estão produções que como a bala de banana de Antonina, o mel do Oeste do Paraná, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o mel de Ortigueira, o queijo de Witmarsum, a erva-mate São Matheus - do sul do Paraná, a uva de Marialva e o café do Norte Pioneiro. O site ainda pode ser expandido com versão em outros idiomas, como espanhol e inglês para alcançar mercados no exterior. 

Bala de banana

No final de dezembro do ano passado, a conhecida bala de banana de Antonina, no litoral do Paraná, recebeu a Indicação de Procedência (IP) para os doces típicos da região. A produção, que começou nos anos 1970, alcança mais de 15 toneladas por mês respeita tradições familiares e engloba uma cadeia de pelo menos 60 fornecedores e mais de 20 colaboradores em duas fábricas da região. Com a Indicação Geográfica, o INPI reconheceu a importância histórica do produto, além da contribuição econômica, incluindo a promoção do turismo na região.

Importância

Atualmente, a Indicação Geográfica (IG) é importante para os pequenos negócios, pois é considerada um diferencial competitivo que garante mais oportunidades para as regiões. Além disso, esse signo permite a valorização dos produtos tradicionais brasileiros e a herança histórico-cultural, protegendo as regiões produtoras.

Nesse contexto, o legado agrega à área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.

Veja também

Tábua de frios é opção fácil de fazer em casa. Saiba como montar e onde comprar no Recife
Gastronomia

Tábua de frios é opção fácil de fazer em casa. Saiba como montar e onde comprar no Recife

Cem anos do Leite Moça no Brasil
FOLHA GASTRONÔMICA

Cem anos do Leite Moça no Brasil